Em Bento Gonçalves, principal ponto de arrecadação está sendo o Fundaparque

União e solidariedade. Estas são apenas duas palavras que podem ser utilizadas para demonstrar todos os mutirões e movimentações estado afora em prol dos atingidos pelas enchentes em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Em Bento Gonçalves, muitas são as frentes idealizadas, entretanto, a maior delas se concentra nos pavilhões da Fundaparque.

Conforme o soldado do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, Juliano Baigorra Ribeiro, a ação foi necessária visto a grande demanda. “Sempre recebemos as doações em nosso quartel e distribuímos esporadicamente. Neste caso, a demanda foi chegando, os voluntários foram se aproximando, o que para nós foi de uma de suma importância, e nesse processo entendemos que era necessário abrir os pavilhões da Fundaparque e nosso trabalho está sendo desenvolvido naquele espaço agora”, pondera.

Neste primeiro momento, as ações são de seleção, especialmente de roupas e itens mais necessários. “Vamos começar o trabalho com os próprios alunos soldados da Escola de Bombeiros, para fazermos a seleção das roupas. A ideia é já mandar para os locais as peças pré-selecionadas para utilização. Dos últimos três dias (até esta sexta-feira, 8 de setembro) para cá, encaminhamos em torno de oitenta caminhões aos municípios como Santa Tereza, Roca Sales, Muçum, até mesmo Porto Alegre”, comenta.

Apesar de muitas doações, alguns itens ainda são essenciais. “Precisamos de capa de chuva, de bota para limpeza geral, material de limpeza, de higiene, utensílios de primeira necessidade. Roupas até o momento nós não precisamos mais como antes. Se tem para doar não tem problema, mas a nossa prioridade é aquilo que há necessidade mesmo nas localidades. O segundo ponto é uma questão de reconstrução. Dentro disso está todo esse trabalho que estamos fazendo junto com inúmeros voluntários, no sentido de ajudar essas famílias a reconstruir suas vidas”, elenca.

Importância do voluntariado

Muitas pessoas estão ajudando da forma que podem, seja por meio de doação de roupas, material de limpeza, água, entre outros itens. Algumas outras, auxiliam com mão-de obra e até mesmo com um caloroso abraço.

Um dos voluntários que estava nos pavilhões do Fundaparque era Claucide Rodrigues Costa. A família da esposa dele perdeu as coisas em Santa Tereza. “Os tios, avós, mãe perderam tudo. Para auxiliarmos da forma como podíamos, nos dividimos. Ajudei um pouco lá nos primeiros dias, e depois começamos a campanha junto com os conhecidos, com os amigos, que ficou mais forte. Estávamos com nosso ponto de coleta na frente do Instituto Federal e com a ameaça de chuva, conseguimos o espaço do pavilhão. Então, tudo que era para entregar lá, a gente direcionou para as pessoas trazerem na Fundaparque”, pontua.

No espaço, os voluntários atuam nas mais variadas frentes. “Recebemos os donativos, ajudamos descarregar, outros já começam com a separação do alimento, materiais de limpeza, entre outros. Quando alguma cidade precisa de alguma coisa, fazem o pedido, montamos uma carga e mandamos para eles”, frisa.

Segundo ele, o mais necessário, de momento, são bota de borracha, capa de chuva, rodo, vassoura. “Itens para o serviço pesado, tem muita lama ainda. O resto, por enquanto, está tranquilo. Além disso, a partir de agora estamos direcionando o pedido de doações para que sejam voltadas para material de construção, móveis, eletros, quem puder contribuir tudo vai ser bem-vindo”, salienta.

Ação voluntária

Engajado na força-tarefa de solidariedade para auxiliar os prejudicados pelo ciclone, que trouxe devastação a diversos municípios inclusive da Serra gaúcha, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) reforça o chamamento para a participação da comunidade. A entidade está reunindo voluntários que possam trabalhar hoje, 9 de setembro, das 9h às 17h, no Parque de Eventos de Eventos de Bento Gonçalves, na organização de donativos, especialmente roupas, para posterior entrega aos necessitados. “Estamos diante de uma situação extrema e toda ajuda é bem-vinda. Por isso, apelamos para a solidariedade das pessoas, para que cada um faça sua parte”, diz a presidente do CIC-BG, Marijane Paese. Os interessados em participar com trabalho voluntário devem comparecer ao Parque de Eventos, com acesso pelo pavilhão 14.