Nesta quinta-feira, 1º de setembro, foi realizada a abertura da Semana da Pátria no município. A solenidade teve início às 9h, na Via del Vino, com a chegada do Fogo Simbólico da Pátria, que foi entregue pelo 6º Batalhão de Comunicações de Bento Gonçalves (6ºBCOM), escoltado pelos Batedores da Secretaria de Segurança, Departamento de Trânsito, Brigada Militar, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros Militar.

Na edição de 2022, os temas nacional e estadual foram unificados e irão celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil. “Enfocam na nobre tarefa de estimular os filhos da terra, a reverência à pátria nesta data tão significativa”, diz a Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura.

Já o Municipal, é “Paz: Caminho para um mundo melhor”, que foca na responsabilidade de todos no trabalho e na difusão da paz no dia a dia, de ser mais generoso e solidário e construir novas formas de relacionamentos. “Desenvolver relações saudáveis é estar constantemente cientes de nossas responsabilidades, entendendo que as ações afetam o outro tanto positiva, quanto negativamente. Vale sempre cultivar vivências baseadas na empatia, a fim de valorizar a diversidade de experiências, o diálogo e a cooperação. Conviver em paz é aceitar as diferenças, ter habilidade de ouvir, conhecer, respeitar e apreciar os outros, bem como viver unidos de maneira pacífica”, completa a assessoria.

O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, tomou frente na rua Marechal Deodoro para o recebimento da chama. Após, acendeu a Pira da Pátria em frente à Prefeitura Municipal e subiu para o hasteamento das bandeiras, junto ao comandante do 6ºBCOM, tenente-coronel Daniel Michel Najm Lombelo e o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Thiago Fabris.

O evento marca o início das sessões cívicas que acontecem diariamente, com hasteamento das bandeiras às 9h e arriamento às 16h. Excepcionalmente nesta quinta-feira, a sessão será realizada às 15h e fica a cargo do Colégio Marista Aparecida.

Marcado pela volta de atividades de maneira mais segura após a pandemia de covid-19, o prefeito de Bento Gonçalves diz que a expectativa para o retorno do evento é muito boa. “Esperamos um grande público, a Semana da Pátria é uma valorização do nosso país. Teremos todo o movimento no centro da cidade, além da Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG) e o Parque de Eventos, onde o pessoal está trabalhando para deixar o mais bonito possível para os Festejos Farroupilhas, que acontecem posteriormente”, afirma.

De acordo com Siqueira, setembro inicia com várias festividades e mobilizações. “Temos a questão do nosso país, do nosso estado e faremos o possível para a prefeitura colocar todo mundo na rua para valorizar essas festas”, ressalta.

Diferente das outras vezes, que acontecia na Avenida Osvaldo Aranha, neste ano o desfile cívico será realizado na rua Marechal Deodoro, no dia 7 de setembro, a partir das 9h. Segundo o prefeito, a mudança foi feita para facilitar o acesso e valorizar um dos símbolos da cidade, a Prefeitura. “Aqui é o ponto máximo da cidade, precisamos fazer com que todas as pessoas venham ao nosso centro”, destaca.

A ritualização dessa data é importante para as crianças serem adultos que valorizam seu país. “O 7 de setembro é um momento que a gente dá valor a toda nossa nação, traremos todos para o centro e é importante relembrarmos tudo aquilo que fazíamos lá atrás, de marcharmos e termos um sentido para isso. Precisamos valorizar e despertar nas crianças esse sentimento, mostrando que a pátria é importante e que é bom vivenciar essa data”, conclui.

Fotos: Cláudia Debona