Numa temperatura agradável que transcorreu durante toda a quinta-feira, 13, feriado municipal em Bento Gonçalves, milhares de fiéis lotaram o Santuário Paroquial de Santo Antônio, para celebrar a data festiva do santo padroeiro da cidade. Pelo menos cerca de 15 mil pessoas estiveram transitando pelo local ao longo de todo o dia dedicado ao santo casamenteiro e conhecido também como protetor dos pobres.

Pontualmente, às 6h, o repicar dos sinos dava início a maratona de celebrações e homenagens ao santo. Os fiéis se acomodavam nas bancadas do santuário para pedir e agradecer pela intercessão do santo que nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto de 1195.

O local onde ocorrem as bênçãos e a distribuições dos famosos pães de Santo Antônio é o mais movimentado. A todo momento, fieis entram no espaço, que fica ao lado da igreja, para pegar os pãezinhos. Em média, 80 mil pães foram distribuídos ao longo do dia.

Foto: Gabriel Comerlato Fotografia

Durante o dia, lideranças religiosas estiveram presidindo as celebrações no santuário. Uma delas foi o bispo da Diocese de Montenegro, Dom Paulo De Conto, que com sua energia, pregou aos fieis de maneira clara e objetiva criticando a ausência de amor ao próximo e do consumismo exagerado. “Quantas línguas sujas, maldosas e até com ódio das pessoas… tudo isso é veneno. Copiemos de santo Antônio uma língua que comunica, que transmite a paz, o amor. Esse último é o único que cura, é Deus. É a comunicação com os irmãos e com o próximo”, explica.

Entrevista com Dom Paulo De Conto – 141ª Festa de Santo Antônio – Bento Gonçalves

Dom Paulo De Conto, bispo da Diocese de Montenegro, esteve em Bento Gonçalves, presidindo a última missa da manhã, na festa em honra ao padroeiro de Bento Gonçalves, Santo Antônio.Confira:

Publicado por Jornal Semanário em Quinta-feira, 13 de junho de 2019

Às 15, ocorreu o ponto alto de toda a programação da 141ª edição, a missa campal presidida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Antônio Brustolin. Conforme o religioso, santo Antônio sabia que o centro de sua vida estava baseado na pessoa de Jesus Cristo e, assim, tentava colocar em prática atitudes como a solidariedade e o amor aos mais necessitados. “Olhando para as pessoas, Santo Antônio, via quais eram realmente as verdadeiras pobrezas: o individualismo, o materialismo. Hoje, o maior desafio nosso é a espiritualidade. Estamos melhorando na tecnologia, medicina, entre outros, mas ainda, padecemos em alguns aspectos. O sentido da vida é um deles. O Rio Grande do Sul é um dos estados com maior número de suicídios do Brasil. Ou seja, está faltando algo, foco. Quanto mais olhar o outro, mais veremos santo Antônio”, explica.

Bispo-auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar A. Brustolin, preside a missa campal da 141ª Festa de Santo Antônio

Bispo-auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Antonio Brustolin, esteve em Bento Gonçalves e disse durante entrevista ao Semanário que a sociedade precisa colocar em prática atitudes como a solidariedade e o amor aos mais necessitados, assim como Santo Antônio fez.Confira:

Publicado por Jornal Semanário em Quinta-feira, 13 de junho de 2019

Após, milhares de fiéis seguiram em procissão pelas principais ruas da área central de Bento. Com balões brancos, produzidos pelo grupo de jovens da paróquia (CLJ), a caminhada pedia pela paz, a harmonia e por mais segurança. Durante a celebração, os alunos soldados da Brigada Militar e a Guarda Civil Municipal realizaram o estágio presencial pelas ruas, monitorando a movimentação no local.

 

No final da celebração, Dom Leomar realizou a bênção aos guardas civis que iniciaram suas atividades na semana passada, durante o lançamento do vinho encanado e motivou a equipe de 20 profissionais a trabalhar pelo bem estar da comunidade.

Como último ato das festividades, às 18h, a comunidade se reúne para a missa de ação de graças e divulgação dos novos casais festeiros da edição de 2020. Os casais festeiros que estiveram a frente da 141ª edição da festa foram Clacir Rasador e Susana Tercila Giordani; Fábio Luis Piazza e Silvana Casagrande Piazza; Gilmar Cantelli e Dalvina Maria Osmarin Cantelli; José Antonio Rossatto e Clarice Toniolo Rossatto; Ricardo Tonet e Léa Cristiane Gonzatti Tonet; Setembrino do Rosário e Natalina dos Santos do Rosário; Valmor Poletto e Rosita Spadari Poletto. Os Festeiros Jovens foram Ana Paula Nascimento da Silva; Diego Marodin da Silva e Érica Bellé; Fernando Giordani Rossatto e Leandro Moro e Carla Zortéa.

Casais festeiros – 142ª edição – 2020

  • Simone Ribeiro e César Anderle
  • Liane e Valdir Piva
  • Stela e Euclides Penso
  • Simone Dal´Osbel e Celso Centenaro
  • Monaliza Salvador e Andrey Arcari
  • Carla Zortéa e Leandro Moro

Devoção do povo

O culto e a memória de Santo Antônio surge fortemente por volta de 1875, quando os primeiros imigrantes italianos chegaram à região, expandindo a devoção. A partir do século XVII, passaram a invoca-lo para encontrar objetos perdidos, saúde e até para as causas de difícil solução no amor. Antônio acabou tornando-se um intercessor importante na fé e no catolicismo de Bento Gonçalves.

Curiosidades

Segundo o Censo 2010, há pelo menos 34 municípios brasileiros que levam o nome do santo casamenteiro em seus registros e pelo menos 228 freguesias e algumas catedrais o tem como titular. Santo Antônio é considerado o santo mais popular do Brasil. São José, pai adotivo de Jesus, ocupa a segunda colocação.

Em diversos locais, é muito comum submeter imagens de santo Antônio a pedidos variados para que cumpra os desejos de quem busca o tão sonhado casamento. Muitas vezes, é colocado dentro de poços, mergulhado na água, até que o pedido se realize.

Em seus sermões, é possível encontrar 3,7 mil citações do Antigo e 2,4 mil do Novo Testamento.

Sua festa, em 13 de junho, abre os festejos juninos e indica a proximidade do inverno.

Hastear bandeiras, visitar capelas, saborear quitutes caseiros confiando a vida ao santo protetor são algumas marcas que permanecem na tradição de Bento Gonçalves e região.

Confira as demais entrevistas realizadas ao longo do dia

Freis Franciscanos estiveram auxiliando nas bênçãos dos fiéis durante todo o dia

Frei Leonardo Kuhn, fala sobre as tradicionais bênçãos concedidas durante as festividades de Santo Antônio.

Publicado por Jornal Semanário em Quinta-feira, 13 de junho de 2019

Entrevista com o pároco Ricardo Fontana – 142ª Festa de Santo Antônio

Padre Ricardo Fontana destaca a participação da juventude durante os festejos em honra à Santo Antônio

Publicado por Jornal Semanário em Quinta-feira, 13 de junho de 2019

Foto de capa: Gabriel Comerlato Fotografia