Só porque a Páscoa é uma data carregada de doces lembranças guardadas em uma caixa de papelão e enfeitada com papel colorido, queria cometer uma crônica em que você colhesse alguma semente e pudesse plantá-la em algum cantinho qualquer do seu coração, lá no fundo, onde está o compartimento da gratidão humana.

Só porque a Páscoa costuma dar uma canseira dos diabos em todo mundo com mil e uma lista de presentes e ninguém sabe da vida a não ser se preocupar com os preparativos da Páscoa, queria escrever uma crônica tão leve como uma manhã de sábado de outono tomando sol no jardim ou tão leve quanto a espuma das ondas do mar que formam um fino cordão de espuma na areia da praia.

Só porque a Páscoa é uma data mágica, queria que você encontrasse um menino no parquezinho perto da sua casa e você perguntasse a ele:

– Menino, você acredita em Coelhinho da Páscoa?

Surpreso, ele botasse toda a língua para fora e respondesse numa voz firme:

– Acredito, mas só por mais esta Páscoa.

Queria que a data da Páscoa fosse decisiva para a sua felicidade familiar. Não somente no sentido material de integrar o circuíto comercial, sempre com um sorriso simpático e achocolatado, mas de um significado sentimental de abraçar o seu amigo e ouvisse a voz quente dele:

– Onde há sorrio, há esperança. Onde há vontade, há caminhos. Onde há amizade, há vida.

Em seguida, você e seu amigo partissem juntos e fossem dividir a alegria na casa de novos amigos. Depois saíssem desta para a casa de mais amigos e buzinassem com certo alvoroço e eles viessem à janela, sorrissem e descessem para recebê-los de braços abertos, como verdadeiros irmão.

Queria desejar a você que nessa Páscoa a verdade esteja acima de tudo, que a alegria esteja presente e festejada por todos, que os corações estejam sempre abertos para novas amizades e que o amor ao próximo seja sua meta absoluta.

Queria que, enfim, nessa Páscoa você não fosse repetindo sempre as mesmas frases ocas como as cascas de cigarras mortas presas em troncos de árvores:

– Que saco, mais um feriadão…

– Espero que a próxima Páscoa seja melhor, pelo amor de Deus.

– É, fazer o quê, Páscoa de pobre é assim mesmo.

– Se o Betinho não fosse tão capeta, eu ia dar um ovo maior.

– Quero ver se a partir desta Páscoa começo a pensar de forma diferente e solidária.

– Nem paguei ainda as contas da virada do ano e já tenho essas da Páscoa.

Na verdade, só queria mesmo que nessa Páscoa a fé esteja acima de tudo, o mundo ande nos caminhos da luz e a paz aconteça no seu coração e no daqueles que você ama.

Então é isso: Feliz Pessach!

 

[email protected]