A estreia do Bento Gonçalves Snakes no Campeonato Gaúcho de Futebol Americano de 2018 iniciou de forma perfeita, porém teve reviravolta na etapa final. Jogando para um bom público no Estádio da Montanha, a equipe da Serra sofreu o revés para o Santa Cruz Chacais na abertura da temporada regular.

A partida iniciou com excelente trabalho das equipes de defesa dos dois times. Porém, o Snakes iniciou os trabalhos no que diz respeito à pontuação. Ainda no primeiro quarto, o kicker Eduardo Possebon acertou a tentativa de field goal de 42 jardas, abrindo o placar – 3×0.

No segundo quarto, saiu a maioria das pontuações. O Snakes abriu 10×0 com Belety, que recebeu excelente passe do quarterback Maurício Vaz e desfilou em direção à endzone e com conversão do extra point por Possebon.

Antes do jogo, comissão técnica do Snakes já projetava jogo equilibrado até o final.

Sem muitas faltas e com constantes trocas de posse de bola, o cronômetro rodou rápido no primeiro tempo. Mas ainda houve tempo para o Chacais entrar no jogo. O time de especialistas da equipe de Santa Cruz do Sul recuperou a bola após uma falha no retorno de punt por parte do Snakes. Diego Goulart, quarterback santa-cruzense,  comandou o ataque e conectou com o recebedor Julian Gonçalves. O extra point foi ruim, e deixou o placar em 10×6. Antes do intervalo, o Chacais anotou mais três pontos com o field goal de Salgadinho. O primeiro tempo terminou com o apertado placar de 10×9 para o Snakes.

Segundo tempo parado 

O terceiro período foi morno. Sem grandes ações e com muitas faltas, o jogo não sofreu movimentação no placar – que só voltaria a ser alterado no período seguinte.

O Bento Gonçalves Snakes chegou muito perto de anotar mais pontos. Depois de se aproximar de um novo touchdown, Eduardo Possebon teve nova chance de fazer um field goal. Porém, este foi desperdiçado. Erro no chute de 32 jardas do kicker bento-gonçalvense.

A partir daí o Chacais passou a explorar os erros da defesa do Snakes. Goulart encontrou Nataniel Moss próximo à endzone, que correu para lá e virou a partida com touchdown de 41 jardas. Com o placar em 15×10 e com menos de 1 minuto e meio no cronômetro, o Snakes não conseguiu pontuar mais e saiu derrotado na estreia.

O safety do Snakes, Jader Del Socchio, destacou o trabalho das equipes de defesa do time de Bento Gonçalves e de Chacais em todas as vezes que os dois times se encontraram. “A nossa defesa cansou bastante. Sofremos o touchdown final ali do nosso lado e sentimos isso. Agora precisamos ter o trabalho perfeito e ter os melhores jogos possíveis para recuperar a derrota”, explicou o atleta.

O Bento Gonçalves Snakes retorna a campo no dia 14 de abril diante do Viamão Raptors. Na semana anterior, o Chacais recebe o Porto Alegre Gorillas e em caso de nova vitória praticamente assegura a liderança do grupo A do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano.

Santa Cruz Chacais conseguiu a virada no último quarto da partida no Estádio da Montanha.


Fotos: Lucas Delgado.