No mais forte grupo do torneio, a equipe de Bento Gonçalves projeta classificação e jogo complicado na estreia em casa

O mais disputado e equilibrado Campeonato Gaúcho de Futebol Americano inicia no domingo, 4 de março, para o Bento Gonçalves Snakes. Diante do Santa Cruz Chacais – uma das equipes mais tradicionais no esporte no estado -, a equipe abre a temporada regular do torneio com expectativas de melhorar as campanhas dos anos anteriores, ainda que esteja no grupo mais qualificado.

A edição de 2018 do estadual já começou para algumas equipes. Os piores ranqueados no sistema da Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) tiveram de participar da fase de qualificação. Este não foi o caso de Bento Gonçalves Snakes e Santa Cruz Chacais, que integram o Grupo B e fazem a estreia em território bento-gonçalvense. A equipe santa-cruzense já foi três vezes vice-campeã e seguirá em busca do título inédito. Mesma procura vivida pelo Snakes, equipe que participa apenas de seu terceiro Campeonato Gaúcho.

Head Coach Tiago Dallegrave comandou o Snakes na temporada passada.

De acordo com o head coach do time de Bento Gonçalves, Tiago Dallegrave, o jogo contra o Chacais tende a repetir o cenário de todos os outros confrontos entre as equipes. “O primeiro jogo é sempre muito complicado. Seja pelo nervosismo da estreia, seja pela falta de referências atuais do adversário. Acredito que, pelo histórico dos confrontos entre os times, teremos um emocionante jogo de futebol americano”, analisa.

Historicamente o Chacais leva vantagem sobre o Snakes. Em três jogos (dois pelo torneio estadual e um pela Liga Nacional de Futebol Americano), o time do Vale do Rio-Pardo venceu os três. Porém, após o Campeonato Gaúcho do ano passado, o Chacais atuou em um torneio regional – a Copa Sul – e o Snakes a competição nacional, o que pode ter garantido mais experiência para os bento-gonçalvenses.
A partida será a primeira da fase de grupos – a temporada regular – de todo o campeonato que envolve as equipes do Rio Grande do Sul. Ela ocorrerá no Estádio da Montanha, às 14h de domingo.

Equilíbrio e projeção

A edição de 2018 do Campeonato Gaúcho é a maior e mais organizada da história do futebol americano local. Após a última definição da qualificatória, serão 12 na fase de grupos e mais duas que aguardarão os playoffs (Santa Maria Soldiers e Juventude FA).

Além de Snakes e Chacais, faz parte do grupo A o Porto Alegre Gorillas, que atuou em Bento Gonçalves pela Liga Nacional e foi derrotado pelo Snakes em um duro confronto. Para Dallegrave, o equilíbrio será uma característica da chave. “São equipes muito competitivas e os retrospectos mostram que o nível é muito parelho. Acredito que seja o grupo mais complicado”, infere.

Bento Gonçalves Snakes e Porto Alegre Gorillas se enfrentarão mais uma vez, mas agora pelo Campeonato Gaúcho de 2018.

Mesmo neste cenário, a comissão técnica do Snakes assegura que a expectativa é de superar a temporada passada, quando o clube foi eliminada na fase wildcard. “Precisamos evoluir sempre, crescer como time e instituição. Ano passado chegamos aos playoffs pela primeira vez, neste ano precisamos superar esta fase e chegar pelo menos nas semifinais e quem sabe disputar a final do gaúcho pela primeira vez”, destaca Dallegrave.

Como é usual, a competição deverá se estender até junho. A FGFA ainda não definiu se fará um evento em campo neutro na decisão do Campeonato Gaúcho. Se isso não ocorrer, a final será na casa da equipe com melhor retrospecto.


Fotos: Lucas Delgado