As próximas duas rodadas da Liga Nacional de Futebol Americano (LNFA) serão decisivas para o futuro do Bento Gonçalves Snakes. O primeiro desafio é bater o São Leopoldo Mustangs no domingo, 3 de setembro. Somente a vitória interessa aos atletas da Serra.

A quarta rodada da LNFA terá a participação do Bento Gonçalves Snakes, que havia folgado na última série de confrontos. A equipe não tem o mando de campo, mas, apesar disso, joga em casa diante do São Leopoldo Mustangs, no Estádio da Montanha.

O acordo entre os clubes divulgado no início da segunda quinzena de agosto faz com que o jogo seja realizado em solo bento-gonçalvense. Mesmo assim, para a organização do torneio, a equipe de São Leopoldo tem o domínio oficial da partida.

Favoritismo para Bento

É esperada para o confronto a superioridade do Bento Gonçalves Snakes. O fator preponderante que indica o favoritismo da equipe da Capital do Vinho são as campanhas acumuladas na temporada atual. O Skanes possui cinco vitórias no ano (uma delas anulada pelo regulamento), diante de nenhuma conquistada do time capilé.

Além do retrospecto na atual temporada, pende o favoritismo para os bento-gonçalveses o fator experiência. Esta é a segunda temporada do Snakes na Liga Nacional de Futebol Americano. Para o coordenador ofensivo do Snakes, Rodrigo Palaver, estar em participação da LNFA pela segunda vez é um diferencial para o time. “A experiência no ano passado foi boa para que os atletas pegassem o ritmo. E agora já observamos a importância da estreia em 2016”, explica. O Mustangs, por sua vez, debuta na Divisão de Acesso do campeonato que envolve equipes do Brasil.

Head Coach Thiago Dallegrave está em seu primeiro ano no comando do Snakes (Foto: Lucas Delgado)

De acordo com o head coach (técnico) do Bento Gonçalves Snakes, Tiago Dallegrave, apesar das derrotas, o adversário da rodada demonstra evoluções adquiridas ao longo da temporada. “Esperamos um confronto complicado contra a equipe do Mustangs, que está em um período de crescimento e aprendizado”, afirma. Ainda segundo Dallegrave, “precisamos entrar em campo focados e determinados a colocar em prática tudo aquilo que foi treinado nestas últimas semanas, a fim de obtermos mais uma vitória”, conclui.

Diante de uma defesa vazada

O Bento Gonçalves Snakes encara uma equipe com frágil campanha defensiva na LNFA. Nas duas primeiras partidas do torneio nacional, o Mustangs perdeu por 82×0 e 91×0 – diante do Gaspar Black Hawks e Criciúma Miners, respectivamente.

Mesmo com esses dados, a comissão técnica do Snakes rechaça que haja pensamento em vitória com larga vantagem. De acordo com Palaver, “não cogitamos que esse seja um jogo para fazer saldo. Até porque o Mustangs vem em evolução. Encaramos como um desafio para melhorar as nossas execuções”, pondera.
Palaver e os responsáveis pela organização do Snakes pretendem aproveitar a partida em Bento Gonçalves para possibilitar tempo de jogo ao plantel inteiro. “Vamos buscar um melhor entrosamento e também dar rodagem para alguns jogadores que atuaram um pouco menos por conta da dificuldade dos primeiros jogos”, afirma.

As projeções para o Grupo F

Mesmo que não haja projeções e novos planejamentos para as próximas rodadas por parte da comissão técnica bento-gonçalvense, há diversos cenários possíveis para o encaminhento das equipes do Grupo F.

O mais provável que venha a acontecer é que na quarta rodada haja vitórias de Snakes e Gaspar Black Hawks. Desta forma, os catarinenses se consolidariam na liderança do grupo com quatro vitórias nos seus quatro jogos. A segunda vaga ficaria entre Criciúma Miners e Bento Gonçalves Snakes.

Curiosamente, os dois times se enfrentam na última rodada da fase regular da Liga Nacional de Futebol Americano. Mesmo com essas possibilidades e cálculos possíveis para o prosseguimento da competição, a comissão técnica garante que o roteiro foi traçado no início da temporada e, por isso, não preocupa a eles.

De acordo com Palaver, os únicos arranjos sendo encaminhados são relativos à próxima temporada. O que acontece na Liga Nacional já tem seu caminho desenhado pela comissão técnica. “Seguimos tratando o restante do ano como aprendizado, independente de classificação ou não. Por isso já pensamos em 2018”, pondera.

Ainda há a possibilidade de que três equipes terminem com campanha de vitórias similares. Em caso de vitória do Bento Gonçalves Snakes nas duas partidas restantes e uma vitória do Criciúma Miners, as duas equipes e o Gaspar Black Hawks ficariam com 3-1 — vitórias-derrota. Apesar de pouco provável, é possível que o regulamento seja acionado para os critérios mais preciso de desempate entre clubes (veja o que diz o regulamento ao fim da matéria).

A continuidade na Liga Nacional de Futebol Americano de 2017 depende da quarta rodada desta primeira fase. Bento Gonçalves Snakes enfrenta o São Leopoldo Mustangs no Estádio da Montanha. O kick-off (pontapé inicial) da partida acontece domingo, 3 de setembro, às 14h.
O Bento Gonçalves Snakes tem patrocínio da ZATT Imóveis. A ZATT Imóveis apoia atletas e esportes da nossa cidade, por acreditar na força e dedicação destes atletas que elevam o nome da nossa cidade e dos esportes que praticam. É a ZATT Imóveis proporcionando sonhos com exclusividade. ZATT Imóveis, com vocês somos mais fortes!

Regulamento

No caso de empate entre mais de duas equipes:
1) Maior FORÇA DE TABELA, entre as equipes empatadas;
2) Caso as equipes tenham se enfrentado, maior número de vitórias nos
confrontos entre as equipes empatadas;
3) Caso as equipes tenham se enfrentado, maior saldo de pontos nos confrontos
entre as equipes empatadas;
4) Menor número de touchdowns sofridos nos confrontos entre as equipes
empatadas;
5) Sorteio.