GRÊMIO

Na tentativa de recuperar-se das eliminações da Copa do Brasil e da Primeira Liga (essa nem tão importante, é bem verdade), o Grêmio volta as suas atenções ao Campeonato Brasileiro. Diante do Sport, o Tricolor pode diminuir a diferença para o líder Corinthians, mas as dificuldades na escalação podem atrapalhar os planos de Renato Portaluppi.

O final de agosto foi de pouca ação em campo para todos os times brasileiros por conta das datas FIFA. Para o plantel dos titulares do Grêmio, o hiato de partidas importantes foi ainda mais sentido, já que o último jogo, há 10 dias, resultou na eliminação em uma das competições prioritárias.

No meio da semana, ainda houve partida da Primeira Liga, na qual o Grêmio foi com equipe totalmente reserva. Apesar de eliminado, pouco importou para o Tricolor a derrota, já que horas depois do compromisso na competição esquecida, outras “derrotas” foram lamentadas pelos torcedores.

A confirmação da venda de Pedro Rocha ao Spartak, de Moscou, pegou de surpresa os adeptos do Grêmio. A equipe veio à Porto Alegre tentar levar Luan, mas com as negativas do atleta acabou adquirindo os direitos do companheiro. A venda de Pedro Rocha rende ao Grêmio cerca de R$ 45 milhões.

A outra informação impactante foi a de que o volante Maicon passaria por uma cirurgia por um problema crônico no calcanhar. O ex-capitão não atuará mais em 2017. A situação complica o Grêmio para a Libertadores, já que o volante titular Michel está suspenso para o primeiro confronto contra o Botafogo.

Antes da Libertadores, há o desafio de retomar as chances de título no Brasileirão. Podendo diminuir a diferença para sete pontos em relação ao líder Corinthians, o Grêmio recebe hoje, 2 de setembro, o Sport Recife. A partida é válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Provável escalação: Grêmio x Sport: Marcelo Grohe; Edílson, Rafael Thyere, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Leo Moura, Arthur,  Ramiro e Fernandinho; Éverton. Técnico: Renato Portaluppi.

INTERNACIONAL

Após muitas rodadas de espera, finalmente o Internacional retorna à liderança do Campeonato Brasileiro Série B. Com muita tranquilidade e tempo de preparação, o Inter joga amistoso contra o Cruzeiro de Porto Alegre para manter o ritmo de jogo para o próximo jogo na Divisão de Acesso nacional, diante do rival Juventude.

Na semana passada, a combinação de resultados permitiu a retomada do topo da tabela da Série B por parte do Inter. A vitória sobre o Paysandu e o empate de América-MG com o Goiás permitiram a nova situação.

Na sequência dos dias, o Colorado tinha a disputa das quartas de final da Primeira Liga. Com a equipe maioritariamente reserva, Guto Ferreira comandou o time sem grandes pretensões e diante de um Atlético-MG com Robinho, Fred e o ex-colorado Valdívia. Os mineiros saíram vitoriosos e com a vaga após o 1×0. Roberson, jogador que perdeu espaço após a chegada do atual técnico colorado e que entrou apenas na segunda etapa, está prestes a deixar o elenco do Inter. Ele está próximo de acertar com a Chapecoense. O atacante até melhorou o sistema ofensivo do time, mas não tem espaço entre os titulares.

Guto Ferreira valorizou os pontos positivos observados no confronto. Deixou claro a importância da competitividade dentro do grupo ao destacar as atuações de Nico López (serviu como um alerta a Pottker) e Ernando (que não era utilizado há muito tempo).

Para que a equipe titular não fique 15 dias sem atuação, na manhã deste sábado, 2 de setembro, o Internacional faz jogo-treino com o Cruzeiro de Porto Alegre. A tendência é que Guto Ferreira utilize os atletas que estarão disponíveis para o próximo desafio na Série B.

A partida de retorno ao principal torneio deste ano para o Internacional é diante do Juventude, em Caxias do Sul, no sábado, 9 de setembro. Apenas Rodrigo Dourado fica de fora por estar suspenso.

Provável escalação (jogo treino): Internacional x Cruzeiro-POA: Danilo Fernandes; Cláudio Winck, Klaus, Victor Cuesta e Uendel; Charles, Edenílson, William Pottker, D’alessandro e Eduardo Sasha; Leandro Damião. Técnico: Guto Ferreira.