Equipe de Bento sofreu virada após primeiro tempo efetivo, fica em terceiro lugar no Grupo B e não deve atuar mais no semestre


A terceira rodada e última partida da primeira fase do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano aconteceu no domingo, 29, para o Bento Gonçalves Snakes. Pela segunda vez na competição, a equipe da Serra Gaúcha saiu em vantagem, porém sofreu a virada – desta vez para o Porto Alegre Gorillas, que venceu por 13×7. Com o resultado, a equipe não deve mais atuar no semestre.

O jogo colocou em duelo duas equipes que fizeram confronto direto pela classificação. Ambas haviam sido derrotadas pelo Santa Cruz Chacais e vencido o Viamão Raptors, portanto lutavam pela segunda posição.

Realizado no Estádio Nacional, em São Leopoldo, o jogo cumpriu o que era esperado e foi equilibrado do início ao fim. Mesmo como visitante, o Snakes pressionou os donos da casa e abriu o placar. Com passe de 40 jardas, o quarterback Maurício Vaz encontrou o wide receiver (recebedor) Gustavo MB na endzone – a zona de pontuação. Confirmado o touchdown e a consequente conversão do ponto extra por Eduardo Possebon, a equipe de Bento abriu 7×0 no marcador.

No fim do primeiro tempo o jogo começou a virar. A partida perfeita do Snakes foi interrompida com a perda da posse de bola (fumble) forçada pela defesa do Gorillas próximo ao minuto final. Com a bola, o time da capital do Rio Grande do Sul conseguiu fazer um touchdown (que fora convertido). A pontuação do Gorillas saiu em um passe longo do quarterback Antônio Freire – de cerca de 50 jardas -, que encontrou o recebedor Victor Zuchetti sem marcação próxima. Assim, a partida foi para o intervalo com empate de 7×7.

No início do segundo tempo, o Porto Alegre Gorillas fez valer o mando de campo e passou a frente. Guilherme Carvalho recebeu passe de Freire e correu por quase todo o campo para fazer mais um touchdown – este, sem conversão. O resultado de 13×7 foi mantido até o fim da partida e eliminou o Bento Gonçalves Snakes do estadual.

Futuro

A derrota custou também vaga na elite do futebol americano gaúcho. Apenas os dois primeiros colocados de cada grupo possuiriam classificação direta. Agora, o Snakes precisará de passar por eliminatórias. Ainda não foi confirmado quando e qual o formato dessa nova jornada. Especula-se que os times que atuarão em torneio nacional precisarão enfrentar os primeiros colocados na Copa RS. De acordo com o presidente do Snakes, João Filipe Piccoli, mesmo com o risco de ficar de fora da elite estadual, a equipe não vai jogar a Copa RS. “O nosso foco segue sendo a Liga Nacional”.

O Bento Gonçalves Snakes agora para até o início do segundo semestre, quando deverá ser iniciada a Liga Nacional de Futebol Americano. A comissão técnica e diretoria se reunião nos próximas dias para definições estratégicas do clube após a eliminação.


Foto: Portal Obertime