A vacinação contra a covid-19 segue a passos lentos em todo o país, seja pela falta de vacinas ou pela demora na chegada dos insumos necessários para a produção do imunizante. Essa demora gera apreensão e ansiedade na população, que há mais de um ano precisou readaptar sua rotina dentro das medidas de distanciamento social impostas pela doença que já matou mais de 350 mil pessoas no Brasil.

Enquanto a sua vez não chega, o site “Quando vou ser vacinado”, criou uma plataforma para simular o tempo que as pessoas ainda irão esperar para receber as doses da vacina contra o novo coronavírus. Sem dados científicos e baseado apenas informações sobre as doses já aplicadas, tamanho da população e no histórico do Sistema Único de Saúde na campanha de vacinação contra o H1N1 em 2020, o site faz o cálculo e retorna com a previsão em meses e dias.

A reportagem do Semanário realizou uma simulação, com base nas informações do repórter Ranieri Moriggi. Caso se concretizassem as informações, o site informou que ele seria vacinado em dois meses e 12 dias. Se Moriggi integrasse algum grupo prioritário, esse tempo cairia para duas semanas. 

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), não é possível definir uma data, em razão da instabilidade de novas doses que chegam ao Estado semanalmente. “O Ministério da Saúde ainda não enviou cronograma com data e quantitativos das próximas remessas de doses”, explica a nota. 

Faça a sua simulação

https://quandovouservacinado.vacinacao-covid19.com/