Para facilitar o contato com os desmanches credenciados que comercializam autopeças usadas no Rio Grande do Sul, o DetranRS adicionou novas funcionalidades ao site www.pecalegal.detran.rs.gov.br. Além de apresentar a lista das empresas que disponibilizam o item procurado, agora os compradores podem contatar os CDVs diretamente pelo WhatsApp. Basta clicar no telefone com o ícone do aplicativo e o site abrirá a conversa com a loja.

O DetranRS também adicionou à plataforma a opção de filtro, para que o comprador possa buscar apenas as empresas que tenham o item procurado. O novo recurso ainda permite filtrar por município, ano e modelo do veículo.

O site Peça Legal reúne quase 10 milhões de peças usadas cadastradas para a venda nos 435 desmanches credenciados do Estado. Desde 2015, quando entrou em vigor a Lei dos Desmanches, esses estabelecimentos regulados pelo DetranRS são os únicos autorizados a vender peças usadas em território gaúcho. A lei veio para combater a venda de peças ilícitas oriundas de veículos roubados e furtados. Desde então, o RS registrou uma redução substancial nesse tipo de crime.

Além da garantia de origem lícita, as peças cadastradas no site Peça Legal devem passar pela inspeção de um responsável técnico, comprovando as condições de segurança e qualidade dos itens comercializados.