O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, completa 60 anos neste ano. Para celebrar a passagem da data, a entidade preparou uma celebração especial na última quinta-feira, 9, na comunidade de São Valentim, distrito de Tuiuty. Cerca de 500 associados prestigiaram a festividade.

O evento começou com uma missa, na parte da manhã, celebrada pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gilson. A Capela São Valentim ficou completamente lotada. Até mesmo do lado de fora, em pé, inúmeros fiéis fizeram questão de prestigiar o momento de fé.

Na ocasião, o bispo destacou a força dos agricultores, que apesar das dificuldades, principalmente devido às condições climáticas, não desistem do trabalho. “Agricultura é uma atividade que depende do capricho do tempo, mesmo assim, o homem do campo, ano após ano, segue trabalhando. Ser agricultor é viver em comunhão com a terra”, afirma.

Festividade contou com a benção dos tratores durante o desfile

Logo em seguida, ainda em frente à capela, foi realizado um desfile de tratores e máquinas. Cada um deles recebeu a benção do bispo. Depois desse momento, todos se dirigiram para o salão da comunidade, onde ocorreram as outras atividades que estavam programadas para a celebração da data.

À frente da entidade há cinco anos, o presidente do sindicato, Cedenir Postal, afirma que a trajetória é marcada por uma longa história de luta a favor dos agricultores, seja por um melhor preço da uva ou por assuntos diários que fazem parte do cotidiano dos produtores. “Cada dia surge uma demanda diferente e o sindicato está ali para auxiliar da melhor forma”, garante.

Postal também salientou a importância dos 60 anos de atuação. “É uma data muito importante. Seis décadas. Não é qualquer entidade que se mantém viva e atuante durante tanto tempo, com as diversas administrações, cada um do seu jeito, mas que contribuíram da melhor forma para ajudar os agricultores”, destaca.

Para agregar pontos importantes sobre agricultura e alegrar o ambiente, o público presente prestigiou a palestra do Adroaldo Lamaison. Filho de pequenos produtores e morador de Caxias do Sul, o profissional ministra palestras por todo Brasil, em entidades, empresas e prefeituras. “Também falo bastante para os agricultores, por isso estou feliz de estar aqui”, comemora.

Presidente do Sindicato, Cedenir Postal, ao lado do palestrante Adroaldo Lamaison

Lamaison aproveitou o momento de fala para dar sugestões de como aproveitar o turismo de Bento Gonçalves para valorizar o trabalho dos produtores. “Bento tem 125 mil habitantes, mas recebe 1 milhão de turistas. É muita gente e eles gastam muito dinheiro. Temos que fazer com que parte desse valor venha para as pequenas famílias. Por isso é importante a organização no sindicato, criar um mercado público para a agroindústria, para o turista vir fazer uma experiência gostosa das nossas tradições”, aponta.

Outro aspecto abordado foi a importância de os agricultores mais velhos ouvirem e aceitarem as ideias sugeridas pelos filhos. “O filho não é mão de obra barata, temos que valorizar para que ele fique no campo e tenha gosto de trabalhar”, enfatiza.

Outro ponto alto da comemoração foi o lançamento oficial da Década da Agricultura Familiar, que corresponde a 2019-2028. A iniciativa está em sintonia com o plano de ação global contra a fome e a pobreza, anunciado em maio, em Roma, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que tem por objetivo acabar com a fome no mundo até 2030.

Na ocasião, o presidente do sindicato aproveitou a presença de inúmeros associados para votar uma mudança na nomenclatura da entidade. Todos os presentes foram favoráveis à ratificação. Agora, o nome oficial é Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza.

Após discurso das principais autoridades presentes, a festividade foi encerrada com almoço, corte do bolo comemorativo aos 60 anos, sorteio de brindes e, por fim, reunião dançante.

Integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Associados elogiam trabalho do sindicato

O agricultor Francisco Bruno Munari, 76 anos, morador de Tuiuty, fez questão de participar da comemoração dos 60 anos da entidade. O produtor é associado ao sindicato há 40 anos e elogia o trabalho desenvolvido.  “Acho o sindicato muito bom, ajuda bastante os trabalhadores. O Postal (presidente) é um dos melhores até agora, gosto muito dele”, elogia.

O produtor Amélio Santo Lando, 67 anos, morador do interior de Monte Belo do Sul, também acha importante o trabalho desenvolvido pela entidade. “Sou sócio quase a vida inteira. O sindicato é quem faz por nós, o único que batalha pelo povo do interior. É uma grande data”, salienta.

Antenor Collogne, 83 anos, morador da Linha Cruzeiro, também tem elogios. Ele afirma que sempre que precisa, pode contar com o apoio do sindicato. “Sócio há uns 50 anos. O sindicato sempre ajudou. É bom. Às vezes precisamos de ideias, vamos lá e somos atendidos”, afirma.

Autoridades presentes

A festividade contou com a presença de diversas autoridades. Deputado federal, Heitor Schuch, deputado estadual, Helton Webber, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva,, prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé, prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, representando os ex presidentes do sindicato, Mario Gabardo, vice-prefeito de Bento Gonçalves, Amarildo Lucatelli, vice-prefeito de Monte Belo do Sul, Jorge Benvenutti, secretário de Desenvolvimento da Agricultura de Bento Gonçalves, Volnei Christófoli, vereador Agostinho Petroli, chefe do escritório da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), Thompson Benhur Didone, chefe da Embrapa Uva e Vinho, Adeliano Cargnin e presidente da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello.