Servidores públicos federais aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Executivo Federal devem realizar, até 31 de dezembro, a comprovação de vida para manutenção do benefício. A medida vale para todos aqueles que não realizaram a Prova de Vida junto ao governo entre janeiro do ano passado e setembro de 2021.

De acordo com o Ministério da Economia, quem não realizar o procedimento até a data limite terá o pagamento do benefício suspenso até regularização. A medida é obrigatória e deve ser realizada uma vez ao ano para evitar possíveis fraudes e pagamentos indevidos.

Para realizar a prova de vida, o beneficiário deve comparecer presencialmente em uma agência do banco onde recebe o pagamento, levando consigo documento de identificação com foto. Algumas instituições bancárias oferecem alternativas como prova de vida pelo caixa eletrônico ou por aplicativo móvel.

Quem já tem a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) – que recentemente passou a se chamar Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) – pode acessar o aplicativo SouGov.br para consultar a situação da comprovação de vida e obter as orientações para realizá-la por meio de aplicativo móvel.

Foto: Arquivo / Agência Brasil