O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta quinta-feira, 11, que a desoneração da folha de pagamento será prorrogada por mais dois anos. O anúncio foi feito em evento no Palácio do Planalto e garante que empresas adotem um percentual sobre a receita bruta entre 1% e 4,5%, em substituição à contribuição previdenciária de 20% sobre o salário dos funcionários. Com a extensão da proposta, 17 setores da economia saem beneficiados.

Segundo Bolsonaro, a decisão foi tomada após encontro com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e da Agricultura, Tereza Cristina, além de uma reunião com empresários. Conforme o presidente a medida será adotada como forma de garantir emprego e renda para quem mais precisa. “Quando se fala em alimentação, emprego é alimentação. Quem não tem emprego, tem dificuldade de se alimentar, obviamente. Reunido com a Tereza Cristina, com o nosso prezado ministro Paulo Guedes e mais de uma dezena de homens e mulheres representantes do setor produtivo do Brasil, resolvemos prorrogar por mais dois anos a questão que tem a ver com a desoneração da folha”, disse.

Além do aval do presidente, a Câmara dos Deputados analisa um projeto que tramita e que prorroga a desoneração até 2026. O relator da proposta, deputado Marcelo Freitas (PSL-MG) já deu parecer favorável ao projeto e, agora, a proposta já pode ir à análise dos parlamentares na próxima semana.