A Serra Gaúcha terá um centro de eventos no formato de uma Maria Fumaça com cerca de 14 metros de altura. O empreendimento, coordenado pela Associação do Comércio, Indústria e Serviços (ACI) de Carlos Barbosa, dará vida ao Parque de Eventos Guido Pasqual Sganderlla – um investimento avaliado em R$ 13 milhões. A entidade buscará investidores para erguer uma estrutura totalmente privada e diferenciada na região, com centro de compras, área gourmet e espaço para eventos de médio e grande porte.

O projeto, elaborado por André Pretacco Arquitetura, também prevê a instalação de um hotel e uma escola profissionalizante anexos à estrutura principal. O parque será erguido ao longo da rua Padre Arlindo Marcon, próximo à estação da Maria Fumaça, na entrada de Carlos Barbosa, em uma área de terras de 4,8 hectares, adquirida com recursos próprios da ACI no final de 2015. A intenção, segundo o presidente da entidade, Fabiano Paloschi Ferrari, é receber eventos de diversos portes, estimulando o turismo e movimentando a economia do município e da região. “Apostamos no principal cartão-postal de Carlos Barbosa, a Maria Fumaça, para construir um parque com estrutura inovadora, imponente e multifuncional, capaz de receber desde congressos até grandes shows”, salienta.

Ferrari destaca que a construção do parque será um diferencial na Serra Gaúcha. “Realizamos ampla pesquisa sobre os espaços para eventos na região e percebemos a necessidade de uma estrutura plural, com serviços agregados, como restaurante, centro de compras, hotel, escola e até mesmo um museu, de modo que empreendimento poderá receber visitantes constantemente”, explica o presidente da ACI.

O novo empreendimento da ACI recebe o nome de Parque de Eventos Guido Pasqual Sganderlla como homenagem ao proprietário anterior do terreno, que foi diretor da Tramontina Cutelaria e da Multi, falecido em 2014. O sucesso nas negociações, a flexibilidade da família e o desejo de Guido de que a área fosse utilizada em prol da comunidade motivaram a ACI a eternizar o nome do patriarca da família.