Foi em 7 de Setembro de 1822 a data em que foi proclamada a Independência do Brasil. Conforme a história, o episódio conhecido como “Grito do Ipiranga”, ocorreu às margens do Riacho Ipiranga, onde o príncipe regente Dom Pedro I gritou “Independência ou Morte” e declarou a liberdade política, econômica e social do país. Esse fato marcou o fim do domínio português e a conquista da autonomia do Brasil. Muitas tentativas ocorreram e algumas pessoas morreram na luta por este ideal.

O desfile cívico do dia 7 de Setembro serve justamente para lembrar uma data que simboliza a autonomia conquistada e a determinação do brasileiro e em Bento Gonçalves não será diferente. Com início previsto para às 9h, a avenida Osvaldo Aranha recebe escolas e entidades com expressões de patriotismo. As instituições e entidades partem da Zotti Autopeças, em direção ao Posto Di Trento. O horário de concentração está marcado para às 8h. O palanque oficial será montado na Travessa Pelotas. Neste ano, cerca de 30 entidades e instituições, entre educandários, militares e escoteiros, participam do desfile. Em caso de chuva, o desfile será cancelado.

Antecedendo o desfile, a Via del Vino, em frente à Prefeitura, sedia, de 1 a 7, sessões cívicas com apresentações de escolas. Elas ocorrem na parte da manhã e da tarde durante o hasteamento e arriamento das bandeiras.

Dia: 7 de setembro de 2016
Trajeto: Início – Em frente à Zotti Autopeças
Término – Posto BR Di Trento
Palanque: Travessa Pelotas
Local: Avenida Osvaldo Aranha
Horários: Concentração – 8h
Revista as tropas – 8h45min
Desfile – 9h

Lembretes:
* Obrigatoriedade da Marcha no Desfile Cívico-Militar
* O desfile acontecerá em quatro alas
*Não serão permitidas evoluções, nem paradas durante o trajeto
*As faixas e cartazes utilizados pelas entidades deverão conter dizeres relacionados ao evento
*Orientar os alunos e os responsáveis a rua onde termina o desfile
ATENÇÃO: Se chover o desfile será cancelado