Diversos locais de Bento Gonçalves terão seus pontos de videomonitoramento ajustados

No começo desta semana, a prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria Municipal de Segurança (SEMSEG), juntamente com a Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), deu início ao projeto Sentinela da Serra, que visa trazer uma segurança pública mais arrojada para a cidade através de videomonitoramento. O projeto é divido em algumas fases e a primeira, que é a manutenção das câmeras existentes, já está sendo feita.

A empresa responsável por esse serviço foi contratada por meio de uma licitação, a CONTEL – Segurança Eletrônica 24h LTDA, terá como objetivo realizar o suporte técnico e preventivo dos equipamentos que a cidade já possui e dos próximos que virão. A principal atenção da SEMSEG e da CTEC por trás do projeto era que todas câmeras estivessem a pleno funcionamento para que pudessem ser usadas na hora de verificar um delito ou buscar um criminoso, por exemplo.

Após esse trabalho em desenvolvimento, o próximo passo será a instalação de mais pontos pela cidade, que consistem em postes com no mínimo três câmeras e um software de análise de imagens. Atualmente o município conta com 64, mas no futuro próximo, serão pelo menos 128. A colocação dos pontos já foi mapeada seguindo uma análise de criminalidade na cidade.

A implantação do Sentinela da Serra tem como objetivo a melhoria direta da segurança pública de Bento través de um monitoramento amplo e tecnológico. Instituições como a Brigada Militar, Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal poderão usar o recurso para analisar vídeos e imagens de veículos com placas adulteradas, criminosos foragidos, localizar autores de furtos e roubos, entre outras ações.

O secretário de Segurança, tenente-coronel Paulo César de Carvalho, avalia que o cercamento eletrônico é muito importante para Bento. “Sempre reforço que o nosso compromisso é garantir uma cidade segura para a nossa população, e por isso vamos garantir um videomonitoramento de altíssimo nível de qualidade”, diz.