O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Bento Gonçalves está com inscrições abertas, até o dia 30 de janeiro, para o curso de garçom promovido por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Com 240 horas, as aulas iniciam em 16 de março e encontros nas terças, quartas e quintas-feiras. O curso tem como pré-requisito idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental completo, e é para pessoas com renda familiar mensal inferior a dois salários mínimos. 

As inscrições são por ordem de chegada no Senac de Bento (rua Saldanha Marinho, 820, no centro), mas para ter acesso à vaga é necessário atender aos pré-requisitos. A lista dos classificados também será divulgada pelo Senac, a partir do dia 8 de fevereiro.

De acordo com a diretora da escola, Rosângela Jardim, a oferta do curso de garçom vai ao encontro da demanda da região, que tem a gastronomia como um dos setores principais.

Segundo ela. “a necessidade de profissionais qualificados é característica de vários estabelecimentos como hotéis, bares e restaurantes. Além de promover a inclusão no mercado de trabalho, o curso atende essa demanda”, diz. 

Sobre o curso

A formação prepara o profissional para recepcionar e acolher o cliente, registrar pedidos e orientar escolhas, servir alimentos e bebidas, realizar a preparação do ambiente e desenvolver técnicas e rotinas operacionais dos serviços de restaurantes, bares e similares.

Para alcançar este nível são trabalhados temas como relações interpessoais; matemática básica, princípios do turismo, segurança na manipulação de alimentos, nutrição e gastronomia, entre outros temas.

Imagem: Divulgação Senac