No próximo sábado, 18 de outubro, a Associação Bento Gonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural (Abepan), em parceria com a Vinícola Aurora, promove o Seminário Desvendando o Novo Código Florestal, trazendo os maiores especialistas no assunto do Estado. O evento acontece no Auditório do Bloco B, da UCS/Carvi, com extensa programação, destinada desde os pequenos agricultores até o Poder Público, abrangendo ainda estudantes, servidores, técnicos e demais interessados. A proposta é esclarecer as inúmeras dúvidas destes públicos acerca do Novo Código Florestal, que sofreu inúmeras modificações nos últimos anos.
A partir das 07h30min ocorre o credenciamento. A abertura oficial inicia às 08h30min, com pronunciamento do prefeito municipal de Bento Gonçalves, Guilherme Rech Pasin. Logo em seguida, a primeira palestra será realizada por integrantes do 3º Batalhão Ambiental, com a temática “O papel da fiscalização”. Às 9h, numa atividade paralela, alguns estudantes do Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro se dirigirão à trilha ecológica na Reserva Biológica Dárvin João Geremia, com visitação coordenada pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMAM).

A programação segue com representantes do Sistema Farsul, através o tema Cadastro Ambiental Rural (CAR), às 10h. Às 13h15min o seminário continua com o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Dr. Carlos Roberto Lima Paganella, à respeito das questões jurídicas. Em seguida, a advogada especialista em Direito Público e Direito Ambiental, Cintia Malta Kovaski discutirá a responsabilidade dos órgãos licenciadores. O encerramento está previsto para às 17h25min.

A inscrição consiste na doação de livros junto ao credenciamento e retirada de crachás, no local, que posteriormente serão entregues ao Lions Clube Bento Gonçalves Cidade do Vinho para destinação às instituições necessitadas. O credenciamento deverá ser efetuado através do site www.abepan.com.br, ou presencial, na Tv. Santo Antonio, 56, bairro Cidade Alta. As vagas são limitadas. Informações no site da Abepan ou através do telefone (54) 3452.1575. A solicitação de certificados deverá ser efetuada junto à entidade.

O Seminário Desvendando o Novo Código Florestal é uma promoção da Abepan, em parceria com a Vinícola Aurora, Lions Clube Bento Gonçalves Cidade do Vinho, Comando Ambiental da Brigada Militar e Secretaria do Meio Ambiente de Bento Gonçalves.

Programação
7h30min
Credenciamento e retirada dos crachás
Taxa de inscrição: doação de livros

8h30min
Abertura oficial: Guilherme Rech Pasin
Prefeito Municipal de Bento Gonçalves

9h
Trilha Ecológica: Reserva Biológica Dárvin João Geremia
Coordenação: SMMAM – Setor de Educação Ambiental
Atividade paralela com alunos do Colégio Visconde de Bom Retiro

10h
Palestrante: Sistema FARSUL
Tema: Cadastro Ambiental Rural – CAR

12h
Intervalo

13h15min
Palestrante: Dr. Carlos Roberto Lima Paganella
Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Rio Grande do Sul
Tema: Questões Jurídicas

15h15min
Intervalo

15h25min
Palestrante: Dra. Cintia Malta Kovaski
Advogada e Especialista em Direito Público e Direito Ambiental
Tema: Responsabilidade dos órgãos licenciadores

17h25min
Encerramento