O Instituto Federal do Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves, sediou a abertura da Semana Estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação na Serra Gaúcha nesta segunda-feira, 13 de outubro. Dezenas de alunos participaram da programação no Salão de Atos do Dall’Onder Grande Hotel.

O titular da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, ao abrir seu discurso destacou que “ver aquele ‘burburinho’ dos jovens descendo dos ônibus carregados de malas e com sede de conhecimento é algo magnífico e dá muita energia e força para todos nós que participamos deste processo”. Ainda que, “eu olho para vocês e fico muito feliz, mas fico com uma ponta de ciúmes, porque a minha geração não teve nem de perto a oportunidade que vocês têm. Eu fico feliz porque vocês podem fazer um ensino de qualidade, têm condições de optar, têm programas como o Ciência Sem Fronteiras, a Bolsa de Iniciação Científica, qualificação e oportunidades que na década de 80 eram impossíveis para nós brasileiros termos acesso”.

Para Prodanov, a sociedade precisa que as universidades, os institutos, tenham uma visão científica, social, pragmática de transformação, por isso a conectividade com as redes estaduais, as redes municipais e com as redes federais, coredes e rede produtiva. “A universidade vive do ensino, da pesquisa, da extensão, mas ela passou a viver a algum tempo da inovação. A inovação nos conecta com as necessidades, sejam pessoais e profissionais, sejam as necessidades da sociedade que nos cerca, as de transformação.”

Atualmente, o Rio Grande do Sul está entre os sete estados que mais investem na área. A Semana Estadual da Ciência é o reflexo disso. O empenho dos alunos, professores, coordenadores, universidades e as políticas públicas de sucesso colocou o RS em primeiro lugar no País em número de atividades cadastradas na Semana Nacional. Até o início da tarde, eram 20.999 atividades.

Programação
As solenidades de abertura da SNCT 2014 no Rio Grande do Sul – que adota o nome de Semana Estadual da Ciência e Tecnologia – acontecerão, ainda, em Santo Ângelo (no dia 16 de outubro, na Universidade Regional Integrada/URI), em Lajeado (no dia 20 de outubro, na Universidade Integrada do Vale do Taquari/Univates), em Passo Fundo (no dia 23 de outubro, na Universidade de Passo Fundo/UPF) e novamente em Porto Alegre (no dia 24 de outubro, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRS).

As ações no Estado incluem dezenas de feiras e mostras técnicas e científicas. Destaque para as palestras e oficinas que tratarão de assuntos em sintonia com a temática dessa edição “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”, entre outros temas, como: cyberbulling, voluntarismo na recuperação do câncer infantil, preconceito de gênero, homofobia, cultura e estética, internet e idade escolar, HPV, impacto das sacolas plásticas no meio ambiente, cultura rastafari, eutanásia, desenvolvimento infantil, nanismo, plantas medicinais, ilusão de ótica, transtorno de personalidade, sistema solar, energia eólica, raios e a vida das borboletas.

Sobre a SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), e tem por objetivo democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de educação científica.

A realização da Semana conta com a colaboração do setor público e privado, de fundações de apoio à pesquisa, de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa, além de secretarias estaduais e municipais. Embora algumas atividades ocorram em datas diferentes, o período oficial neste ano é de 13 a 19 de outubro.