O semestre letivo na Universidade de Caxias do Sul inicia nesta quinta-feira, dia 1º de março (e se estende até 11 de julho), movimentando a comunidade acadêmica em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, São Sebastião do Caí, Canela, Farroupilha, Guaporé e Nova Prata. Além dos cursos de graduação, a Instituição recebe também os alunos de atividades de extensão, de pós-graduação e dos programas UCS Sênior e UCS Línguas Estrangeiras.

Aos acadêmicos, a UCS apresenta novidades pedagógicas neste semestre, além da modernização dos ambientes de ensino, com a reformulação de alguns blocos que abrigam as salas de aula. Entre elas está a reestruturação dos cursos de graduação, que estabelece a modernização dos processos de ensino com o uso de metodologias ativas de aprendizagem. Os cursos de graduação ganharam grades curriculares mais flexíveis, que passam a ser ofertadas aos alunos ingressantes neste primeiro semestre. Esta é uma ação que fortalecerá ainda mais o compromisso da UCS com uma educação de excelência.

A educação a distância (EaD) ganha mais espaço como modalidade de ensino, com mais disciplinas, e a utilização de tecnologias de aprendizagem confere nova formatação aos ambientes de ensino, expandidos para além da sala de aula.

Outra melhoria é uma maior aproximação entre métodos e processos da graduação e da pós-graduação, o que faz com que a pesquisa científica seja integrada como princípio educativo desde o ingresso do estudante na Universidade.

A UCS também implanta medida associada à nova proposição pedagógica da UCS: a flexibilização do sistema de pagamento das mensalidades, que permite a matrícula em quantas disciplinas o estudante desejar, independentemente da opção de pagamento, facilitando o planejamento do seu percurso na Universidade.

Encontro com professores e funcionários

Antecipando o início do semestre letivo, a Reitoria promoveu encontros com os professores e funcionários da Instituição na semana passada – nos dias 19 e 22 de fevereiro, com o objetivo de dar as boas-vindas e divulgar as estratégias da gestão superior que devem balizar a vida institucional. Ao abrir os encontros, o reitor Evaldo Kuiava destacou o entusiasmo necessário para que todos possam atender às demandas dos estudantes e também às demandas institucionais. Os professores também, durante a semana que antecedeu o retorno das aulas, participaram de oficinas de formação continuada e qualificação docente.

Transferência

Até o dia 9 de março, a UCS recebe os pedidos de transferência de alunos que iniciaram seus estudos em outra Instituição de Ensino Superior e desejam, ou necessitem, dar continuidade ao seu curso na UCS: de ingresso para portador de diploma de curso de graduação, ingresso para portador de certidão de estudos de outras Instituições e para ingresso de aluno desvinculado da UCS (mais de três anos de interrupção de estudos conforme art. 198, § 1º do Regimento Geral).

Os candidatos devem preencher o formulário disponível no site www.ucs.br, no link Estude na UCS, imprimí-lo e apresentá-lo com a documentação na Central de Atendimento do Campus-Sede, em Caxias do Sul, ou nas secretarias dos Campi Universitários. Ao protocolar o pedido, o aluno receberá um boleto bancário para o pagamento da taxa. Após análise da documentação, a UCS enviará SMS comunicando a data da matrícula.

Oportunidades

Ainda nos primeiros dias de aula, a comunidade acadêmica – bem como a externa – poderá se inscrever no programa UCS Línguas Estrangeiras, que oferta oito idiomas: Alemão, Chinês, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês e Português para Estrangeiros. As matrículas podem ser feitas na Secretaria do Bloco L, no Campus-Sede, ou nas secretarias dos Campi Universitários (em todas as unidades universitárias da região, a UCS oferta a língua inglesa).

O programa UCS Sênior também tem atividades direcionadas às pessoas a partir dos 50 anos, desenvolvidas em várias cidades da região de abrangência da UCS.

Os cursos de extensão, que visam socializar o conhecimento produzido na Universidade, ampliam o diálogo com a própria comunidade universitária e a sociedade. São diversos programas, cursos, oficinas e workshops em diferentes áreas do conhecimento disponíveis à comunidade.

Na pós-graduação há a oferta de cursos de especialização e MBA em áreas correlacionadas aos programas de pós-graduação stricto sensu (a UCS conta com 16 cursos de Mestrado e 8 de Doutorado).

Informações sobre as possibilidades de cursos e atividades que a UCS dispõe podem ser obtidas no site www.uc.br.