A segunda semana de inverno deverá ser mais seca e fria do que a anterior, que abriu a estação com grandes acumulados em Bento Gonçalves, e no restante do estado do Rio Grande do Sul. Na segunda-feira, 27 de junho, a estabilidade já deve marcar espaço, apesar da nebulosidade que deve se estabelecer por todo o dia de hoje. Logo pela manhã as mínimas registravam os 10ºC, sendo que durante a tarde o clima pode esquentar um pouco mais, chegando aos 19ºC.

Na terça-feira, 28, o clima, de acordo com a meteorologia, imita o que vimos na semana passada, pois deverá ser um dia chuvoso, apesar dos baixos volumes, de até 10mm. O sol pode até aparecer em alguns momentos, mas será rodeado por nuvens. A temperatura deve ficar igual a de terça, com amplitude térmica de 10ºC, ao todo.

O frio deve dar as caras, de forma mais intensa, a partir de quarta-feira, 29, quando o amanhecer poderá ser gelado, com 6ºC, acompanhado de uma leve garoa, que marca o fim das precipitações da semana. Ao longo do dia o sol deve ganhar espaço, aparecendo de forma mais frequente que nos dias anteriores. A máxima, apesar dos raios de sol, deve ficar em 16ºC.

Uma forte geada pode incidir sobre a Capital Nacional do Vinho na madrugada desta quinta-feira, 30, quando os termômetros devem registrar os 4ºC, com sensações ainda abaixo disso. O amanhecer e a tarde devem ser os mais ensolarados da semana, com quase nenhuma presença de nuvem no céu. O clima pode esquentar à tarde, chegando aos 18ºC.

Por fim, na sexta-feira, 1º de julho, o inverno deve ser mais ameno, tanto pelas temperaturas quanto pela umidade do ar. O amanhecer ainda é gelado, com 7ºC, mas as máximas, com a presença forte de sol, devem alcançar os 22ºC. A umidade relativa do ar será também a mais baixa de toda a semana, com 58%. Isso fará com que o fim da semana seja ameno em relação aos fenômenos que caracterizam mais a estação.