Faltam apenas alguns ajustes para que seja definida a programação oficial da Semana Farroupilha de Bento Gonçalves. Na manhã desta quarta-feira, 13 de agosto, o secretário de Cultura Jovino Nolasco de Souza esteve em reunião, na Casa das Artes, com o presidente da Associação Bento-Gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG), Claudiomiro Laurindo Dias. A realização das festividades ficou definida para ocorrer entre 12 a 21 de setembro.

A programação será anunciada no final desta semana, no entanto, Nolasco adianta alguns detalhes. “O tema da Semana Farroupilha 2014 é ‘Eu Sou do Sul’. O objetivo da secretaria de Cultura vai de encontro com o desejo do prefeito Guilherme Pasin, que é resgatar a essência do tradicionalismo, apostando em atrações que não eram realizadas há muito tempo”, salienta o secretário. A valorização dos artistas locais continua sendo a diretriz principal neste ano, dando sequência a linha de trabalho de 2013, como parte do Projeto Semeador, que busca fomentar as potencialidades artísticas do município. A concepção integra o Programa Educação para a Vida, da Prefeitura de Bento Gonçalves.

A novidade fica por conta de um desfile temático tradicionalista, no Centro. A medida foi decidida após diversas reuniões envolvendo a Administração Municipal, entidades tradicionalistas e mais de 90 estabelecimentos comerciais. “Será um desfile muito bonito, com carros alegóricos. O objetivo é aproveitar os festejos para estimular o comércio”, ressalta Nolasco. “A CDL apoio essa iniciativa, como outras ações que vierem para movimentar a economia de Bento Gonçalves”, destaca Marcos Carboni, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Bento Gonçalves.

O presidente da ABCTG está na expectativa de realizar um grande evento. “É um projeto diferente, com o apoio de todas as entidades, espaço para alimentação e atrações em todas as noites. O espaço para acampamento também estará aberto ao público, como de costume, a partir do dia 1º de setembro”, frisa Dias.