Depois de quatro meses de aulas teóricas e técnicas para aprender a fazer projeto, desenho técnico, planejamento e práticas de carpintaria, os jovens que participam do Menor Aprendiz se preparam para, literalmente, por a mão na massa. A segunda etapa do programa entra em ação dia 22 de agosto com técnicas de alvenaria, concretagem e revestimentos, com aulas até o final do ano. O programa é resultado de uma parceria entre a Ascon Vinhedos e o Senai Cetemo.

O conteúdo de cada unidade é apresentado pelo instrutor Michel Marcante, que acompanhará o grupo até o final do curso, totalizando 18 meses. O programa é dividido entre teoria e muita prática, condição que tem atraído, inclusive, a atenção de outros jovens. “As aulas são bem dinâmicas e ricas em prática. Eles têm a oportunidade de experimentar de forma real o cotidiano de uma obra”, destaca o instrutor.

Para o presidente da Ascon Vinhedos, Diego Panazzolo, esta vivência é fundamental para a permanência desses jovens na atividade. “Estamos apostando em futuros profissionais comprometidos com sua atividade e qualificados para este fim. Este programa não só ajuda a qualificar jovens para a demanda do nosso setor como também forma novos e bons profissionais”, ressalta Panazzolo, que junto com o vice-presidente Andrey Arcari, esteve visitando o Senai Cetemo para acompanhar o andamento do curso.

Recepcionados pelo supervisor de Educação e Tecnologia do Senai Cetemo, Renato Bernardi, e pelo coordenador da mesma área, Marcos de Carli, os empresários fizeram uma imersão no local, inteirando-se do dia-a-dia dos alunos. Ao final do curso de 1200 horas/aula, os 19 jovens, com idade entre 16 e 22 anos, estarão aptos para trabalhar na construção civil. A última etapa, que terá início em janeiro, será focada em instalações hidráulicas e elétricas.

O objetivo do Menor Aprendiz em Bento Gonçalves é atender a demanda por mão de obra do setor da construção civil na cidade e região. Totalmente gratuito e com benefício financeiro, o curso ocorre diariamente, das 7h45min às 11h45min para jovens matriculados e cursando o ensino regular, ou que já tenham concluído o Ensino Médio. A segunda turma está prevista para a metade de 2015.