Abertura ocorreu nesta terça-feira, 12, na Fundação Casa das Artes. Atividades seguem até o dia 18 de abril

Nesta terça-feira, 12, ocorreu, na Fundação Casa das Artes, a abertura da Semana do Livro em Bento Gonçalves, que segue com programação até o dia 18 de abril. O evento, que tem como tema “A Arte de Semear Livros”, traz bate-papos e workshops com escritores da cidade e região, espetáculo teatral, sarau, rodas de conversa, além de atividades como Jardim Literário, Livro Encontrado e Biblioteca na Praça.

Segundo Soares, as atrações visam contemplar todos os públicos. “Desde os três meses, com a Ação Biblioteca Solidária, até a melhor idade. Algumas atividades serão realizadas em escolas e na penitenciária, mas a predominância da programação, embora tenha um público-alvo, está aberta a toda comunidade. Estamos com uma ampla programação, procuramos oportunizar atividades culturais e artísticas para todas as faixas etárias e interesses variados”, ressalta.

A programação foi aberta com uma palestra do Frei Capuchinho, Jaime Bettega, autor de livros como ‘Fazer o bem’, ‘A perfeição do amor’ e ‘Espiritualidade nas organizações’. Nesta quarta-feira, 13, ocorrem atividades nas escolas municipais e às 19h, na Biblioteca Pública, um evento com show de uma banda local, exposições e declamações de autores. Outro destaque será o sarau artístico cultural, que ocorre no dia 16, às 19h, que contará com apresentações musicais, de danças e presença de autores.

Durante a solenidade de abertura do evento, o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, enfatizou a importância de promover uma semana literária. “Acredito que a cultura não tem limite de classe social e de idade. É uma questão de rotina, de crescer cada vez mais como um povo. Falo com muita alegria, estamos tentando fazer um trabalho na prefeitura de descentralizar os eventos. O que queremos é levar para os bairros, facilitar o acesso à cultura. Precisamos disseminá-la em todos os setores e todas as localidades. Quanto mais acesso à cultura, mais consciência crítica. Precisamos disso como povo, como sociedade do Brasil. Tenho certeza que teremos aqui um momento de aprendizado”, frisou.

Foto: Thamires Bispo