Entre os dias 22 e 26 de abril, Bento Gonçalves se transformará em um verdadeiro paraíso literário com a realização da Semana do Livro 2024. Em parceria entre a Biblioteca Pública Municipal, Fundação Casa das Artes e Sesc, o evento promete uma programação repleta de atividades que irão encantar todas as idades e explorar o vasto universo da literatura.

A abertura oficial da Semana do Livro ocorrerá no dia 22 de abril, às 8h30, na Fundação Casa das Artes. Logo em seguida, às 9h, o Grupo Ueba apresentará a peça teatral “Conto contigo e comigo”, uma interpretação irreverente e criativa de narrativas universais e mitológicas, como o Cavalo de Troia, Peter Pan e Romeu e Julieta.

Durante a tarde, a Biblioteca Pública realizará o Projeto Livro Encontrado nos bairros da Zona Norte, com o objetivo de descentralizar a literatura e disponibilizá-la em locais de fácil acesso para serem encontrados e apreciados.

No dia 23 de abril, a ação se estenderá aos bairros da Zona Sul, enquanto na Via Del Vino será montado o Varal Literário, onde as pessoas poderão “recolher” poesias e poemas. Esta iniciativa visa aproximar o público da arte da escrita, trazendo mensagens de paz, amor, carinho e esperança.

Na quarta-feira, 24 de abril, a Biblioteca Pública receberá alunos dos 8º e 9º anos da EMEF Princesa Isabel para contação de histórias e visita guiada. Além disso, a EMEF Tancredo de Almeida Neves e a EEEF General Bento Gonçalves da Silva serão palco do projeto Sesc Mais Leitura, com a performance “Kuumba: Criatividade, Encontros e Afetos”, apresentada pela multiartista Mayura Matos, que explora valores civilizatórios afro-brasileiros.

No dia 25 de abril, o Projeto Livro Encontrado retorna ao bairro Centro, enquanto o Projeto Sesc Mais Leitura visita a EMEF Ernesto Dorneles e o Colégio Estadual Dona Isabel. À tarde, a Biblioteca Pública recebe alunos do 1º Ano da EMEF Maria Borges Frota para contação de histórias e visita guiada.

Para encerrar a semana com chave de ouro, no dia 26 de abril, a historiadora Cristine Tedesco ministrará a palestra “Mulheres escritoras do Renascimento e do Barroco” para os alunos da EMEM Alfredo Aveline, com mediação de Eunice Pigozzo. Às 14h, na Biblioteca Pública, acontecerá o Bingo Literário, com a participação da Maturidade Ativa do Sesc, fechando com chave de ouro a Semana do Livro 2024 em Bento Gonçalves.

Programação Completa

22 de abril
8h30min – Abertura da Semana do Livro na Fundação Casa das Artes
9h – Peça de teatro do Grupo UEBA – “Conto contigo e comigo”
Tarde – Projeto Livro Encontrado em bairros na Zona Norte

23 de abril
Manhã – Projeto Livro Encontrado nos bairros da Zona Sul
Tarde – Varal Literário no bairro Centro 

24 de abril 
8h – Contação de histórias e visita guiada na Biblioteca Pública Castro Alves
08h30min – EMEF Tancredo de Almeida Neves – Projeto Sesc Mais Leitura
10h30min –  EEEF General Bento Gonçalves da Silva – Projeto Sesc Mais Leitura

25 de abril
Manhã 
Projeto Livro Encontrado no bairro Centro
08h30min – EMEF Ernesto Dorneles – Projeto Sesc Mais Leitura
Tarde
14h – Contação de histórias e visita guiada na Biblioteca Pública Castro Alves
16h30min – Colégio Estadual Dona Isabel – Projeto Sesc Mais Leitura

26 de abril
9h – Palestra: “Mulheres escritoras do Renascimento e Barroco”, com a historiadora Dr.ª Cristine Tedesco e mediação de Eunice Pigozzo – Local: Biblioteca Pública Castro Alves
14h – Bingo Literário, com a Maturidade Ativa do Sesc