Apresentações artísticas em locais públicos, escolas envolvidas, palestras para as comunidades e atrações que envolvessem também os turistas que por aqui estiveram. Esta foi a marca da terceira edição da Semana do Caminhos do Talian, que busca resgatar e manter viva a cultura dos antepassados que vieram para a região de Bento Gonçalves.

As crianças estiveram no centro das atenções da organização do evento. Na quarta-feira, 15, o Colégio Estadual de Ensino Fundamental São Pedro, foi palco de uma destas atividades culturais.
Trajados com roupas típicas de imigrantes italianos, os alunos recepcionavam os visitantes cantando trechos da tradicional música Mérica, Mérica.

Logo depois, Jandir Cantelli, membro do Coral Caminhos de Pedra, fez uma breve apresentação. Para Cantelli, a música é fundamental para a manutenção cultural e lembranças do passado. “Essas músicas cantadas aqui tem uma história do cotidiano dos nossos antepassados e de muito amor. Isso é conhecimento cultural para essas crianças, que precisam desde de cedo entenderam da importância de manter uma lembrança, não deixar nada para trás. É preciso ser lembrado com algo bom. A gente se orgulha muito disso e queremos que isso se mantenha com essa nova geração”, fala.

Alunos de colégios da cidade que estavam visitando o São Pedro, foram convidados a conhecer as atividades desenvolvidas relacionadas ao dialeto Talian e um pouco da cultura italiana. Cada visitante recebeu um livro de receitas caseiras das nonas.

Giocco delle Monette

Feito o resgaste, passaram para as brincadeiras do Gioco Delle Monette (Jogo da Moeda), trazido pelos imigrantes da região de Trento. A diversão dos estudantes era tentar com uma moeda acertar os ovos cozidos e se possível, colocar a moeda no ovo. Após várias tentativas, o menino Pedro Júnior Gonçalves Cuiawa alcançou o objetivo. “Nunca tinha jogado, aprendi agora. Demorei para pegar o jeito e consegui. É difícil, mas divertido”, diz.

Por fim, foram agraciados com um lanche de polenta com molho de carne e o tradicional suco de uva. Para a presidente da Associação Caminhos de Pedra, Maristela Pastorello Lerin, trabalhar essas atividades com as crianças tem um grande valor para o futuro. “É dar continuidade as nossas raízes culturais. É valorizar a história e as nossas famílias, algo que estamos perdendo. A gente está empobrecendo um pouco por causa da tecnologia, indo para o mais fácil e esquecendo dos nossos avôs, de trabalhar a parte do ser humano. Oportunizar isso com essas crianças é manter vivo tudo isso e educar”, afirma.

Demais atividades

A semana contou com a apresentação do Coral Vicenza, vindo da Itália e dos grupos de dança do Caminhos de Pedra. Outra atividade foi a palestra do historiador Fernando Menegatti, que fez um resgate dos imigrantes vindo aos Brasil. Além disso, mostras de cinema italiano em escolas e para os turistas a degustação de vinhos produzidos no Caminhos de Pedra, completou a programação.

A presidente do Caminhos de Pedra, avaliou a semana e as atividades: “Nós temos com objetivo resgatar a cultura, arquitetura das casas e os costumes que temos aqui. A associação tem por obrigação manter essa cultura também perante aos nossos jovens. Não adiantaria nós termos apenas empreendimentos se deixássemos que a cultura fosse perdida. Essa semana foi de programação foi diferenciada que atingiu o turista e os estudantes, comunidade, grupos culturais e acreditamos que fizemos um ótimo trabalho”, avalia.