O Hospital São Roque, de Carlos Barbosa, comunicou, na noite de terça-feira, 16, que o sistema de saúde local entrou em colapso após atingir o nível máximo de ocupação dos seus equipamentos de ventilação mecânica em seus leitos de atendimento crítico, destinados a pacientes com covid-19. De acordo com o sistema de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o índice de ocupação chega a 133,3%, ou seja, dos 15 leitos existentes, a instituição está com 20 pacientes internados. Esses leitos foram criados para estabilizar pacientes com quadros graves até que haja condições regulares de encaminhá-los para um leito de UTI.

Com isso, a direção do hospital comunicou que medidas foram tomadas e encaminhadas ao Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), prefeitura de Carlos Barbosa, Coordenação Estadual de Leitos, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ao Ministério Público.

Confira a nota oficial

Às 17h desta terça-feira, dia 16, o Hospital São Roque, de Carlos Barbosa, atingiu o máximo de ocupação dos seus equipamentos de ventilação mecânica instalados em seus leitos de atendimento crítico, destinados a pacientes de alta complexidade diagnosticados com Covid-19.

Diante deste cenário, o Hospital São Roque leva a público que já comunicou oficialmente o COLAPSO DO SEU SISTEMA DE SAÚDE ao Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), à gestão municipal, à Coordenação Estadual de Regulação de Leitos, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e ao
Ministério Público.

Independentemente das dificuldades enfrentadas, renovamos o compromisso da instituição e dos profissionais de saúde em prestar o melhor cuidado possível à comunidade.

Foto: Cátia Argenta/HSR