O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, confirmou, nesta terça-feira, 16, que o sistema de cogestão regional será retomado a partir de segunda-feira, 22, possibilitando aos municípios a adoção de medidas mais flexíveis e reabrindo o atendimento de serviços considerados não essenciais. Apesar do avanço, os atendimentos deverão ocorrer de segunda à sexta-feira, até às 20h.

De acordo com Leite, restaurantes, bares e lanchonetes poderão atuar sem restrição de dias, mas somente até às 17h. Hotéis e alojamentos poderão reabrir com lotação máxima de 50%, com Selo Turismo Responsável e 30% sem Selo Turismo Responsável. Para outras atividades, o governo segue analisando adequações nos protocolos.

Para a área da educação, não há atualização na situação. Até o momento, a cogestão segue vedada para esta área. Ou seja, uma região que ficar na bandeira preta não poderá retomar aulas presenciais, mesmo podendo adotar protocolos de bandeira vermelha.

Além disso, foram comunicadas ações de mitigação da crise econômica que as empresas gaúchas, com a disponibilização de recursos do BRDE, Badesul e Banrisul.

Até o final de março, as atividades deverão ser encerradas das 20h às 5h. Em abril, esta regra vai vigorar nos finais de semana.

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini