O último boletim sobre a situação do coronavírus em Bento Gonçalves, divulgado nesta quinta-feira, 26, mostrou que nenhum novo caso de Covid-19 foi confirmado nas últimas horas. O documento, emitido pelo Comitê de Atenção ao Coronavírus aponta ainda que dos seis casos existentes na cidade, dois deles seguem internados no hospital Tacchini, um deles, em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O outro, segue em observação e seu estado é considerado estável. Os demais, seguem em isolamento domiciliar, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Mesmo sem novos casos, os trabalhos para a construção dos 40 leitos de isolamento junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Botafogo seguem a todo o vapor. O serviço conta com o apoio de voluntários, além do setor empresarial da cidade. Uma vaquinha, coordenada pela Associação Médica de Bento Gonçalves segue sendo feita para a obtenção de recursos, que visam a compra de material de construção para a obra. Para acessar e fazer sua contribuição, clique aqui.

Exército também auxilia na montagem de barracas para triagem

Além dos 40 leitos, ambulatórios, no modelo fast track, que servirão para a triagem de pacientes, foram montados em frente a UPA 24H pelo Exército Brasileiro. Os locais serão utilizados para atendimentos médicos de casos respiratórios leves, moderados e graves.

De acordo com a prefeitura, a primeira barraca funcionará como uma recepção, aonde o paciente fará a ficha e passará por triagem. Após, o paciente será encaminhado para os novos ambulatórios, aonde quatro profissionais farão o atendimento. Com a estrutura, a prefeitura espera agilizar o atendimento na unidade, sendo possível realizar a diferenciação entre os tipos de casos e a priorização dos suspeitos de Coronavírus.

Prefeitura disponibiliza novos números para informações sobre o coronavírus

Pessoas que tiverem dúvidas ou apresentarem sintomas da doença poderão contatar diretamente a Central de Atendimento ao Coronavírus, que ampliou seu horário de atendimento. Os telefones da Central são (54) 3055-7017/ 3055-7029 e WhatsApp pelo (54) 99267-1675. A partir de agora, o serviço atenderá das 8h às 21h30min, por meio dos telefones e WhatsApp, e das 21h30min às 23h30min, plantão somente por WhatsApp.

Atualmente, a Central está funcionando de segunda a sexta-feira, porém, a partir deste sábado, 28, o serviço terá expediente das 8h às 19h nos fins de semana.

Comunidade haitiana recebe material específico para o Covid-19

Dentro das ações de contenção do Coronavírus a Prefeitura de Bento Gonçalves oferece material informativo aos imigrantes Haitianos. O documento traduzido pelo servidor da Secretaria da Saúde, Jonel Pierre, também, responsável pela interlocução com os moradores apresenta dicas de prevenção. 

Confira o material clicando aqui.

Fotos: Reprodução / Internet, Gilberto Jr e SMS / Divulgação