Um ato de pura covardia. Estas são as palavras que os moradores do bairro São Francisco utilizam para descrever a situação que estão presenciando. Segundo relatos, somente no mês de agosto, mais de seis cães foram envenenados e vieram a óbito entre as ruas José Alberice e Joarez Postal. A motivação para tamanha crueldade é um mistério.

De acordo com o vigia Domingos Gonçalves, que teve seu cão envenenado na noite de segunda-feira, 1º de setembro, após largar o pet para seu habitual passeio noturno, haviam mais de 10 cães que perambulavam pelas ruas do bairro, todos foram mortos nos últimos dois meses. “Ninguém da comunidade teve ou tem problemas com os cachorros, nem por barulho, nem por bagunça. Isso é pura maldade de alguém sem amor no coração”, protesta.
Segundo Gonçalves, é costumeiro os moradores deixarem potes com ração para os cães desabrigados que perambulavam pelos arredores do Cemitério Municipal. “Era um gesto de amor, não era raro se deparar com potes cheios de comida nas calçadas, acredito que o criminoso tenha se aproveitado deste fato e misturado Estricnina, pesticida muito usado para matar ratos, junto à ração”, explica.

A triste realidade também assolou o lar da dona de casa Josiane Nunes. Na noite de 15 de agosto, por volta das três horas da manhã, Josiane percebeu que havia algo de errado com seu pet. “Eu e meu marido acordamos por causa dos gemidos de dor que ouvimos. Corremos até a sala e nos deparamos com o animal em agonia. Tentamos induzir o vômito, mas não adiantou. Naquela noite perdemos um amigo de nove anos”, lamenta. Para a dona de casa, este tipo de crime só vai ter fim quando as leis que tutelam os animais forem mais rígidas. “Enquanto quem faz este tipo de barbaridade ficar impune, não me sentirei segura”, lamenta.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 6 de setembro.