Nesta segunda-feira, 10 de abril, foi realizada uma reunião com as diretores das escolas estaduais, universidades e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), com objetivo de realizar ações para reforçar a segurança nas escolas. O encontro contou com a presença do prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, vice-prefeito Amarildo Lucatelli, secretários, comandante do 3º BPAT Tenente Coronel Arthur Marques de Barcelos, chefe da delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Leandro Portes, delegado Fernando Cruz Alexandre, inspetor-chefe da Guarda Civil Municipal Murilo Pereira e coordenador da 16ª CRE Alexandre Misturini.

Entre as ações destacadas estão o reforço na ronda escolar com a presença da Guarda Civil Municipal, Departamento Municipal de Trânsito, Brigada Militar e Polícia Civil nas escolas. Também será realizado o treinamento em defesa pessoal das diretoras dos espaços estudantis. “Integramos as forças de segurança e todas as redes de ensino para buscarmos protocolos e ações que tornem mais segura a vida dos nossos alunos”, ressaltou o prefeito. 

Durante o encontro, o comandante do 3º BPAT e o capitão Maurício Zanchin Baggio destacaram os protocolos de segurança que podem ser utilizados em situações de perigo, como trancar portas, proteger alunos e professores, ter mapa com rotas de fugas e outras ações. As informações foram reforçadas pelo comando da PRF.

Além disso, o delegado da Polícia Civil, Fernando Cruz Alexandre, ressaltou a importância de comunicar os órgãos de segurança em situações de ameaças, mensagens em redes sociais e outros sinais.

Foto: Divulgação