Mais de 30 cidades gaúchas já receberam caminhões de combustíveis com escolta. No total, 72 postos em Porto Alegre, 14 na Região Metropolitana e 88 no Interior receberam as entregas. O reabastecimento tímido é fruto de negociações entre os sindicatos e os caminhoneiros que não cedem as solicitações. Conforme o Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (SindipetroRS), não há previsão de reabastecimento dos postos de Bento Gonçalves para esta semana.

Conforme informou a entidade, reuniões diárias estão sendo feitas buscando o dialogo e negociações com os motoristas para que haja o fornecimento. De acordo com o SindipetroRS, no encontro entre líderes de associações da Serra Gaúcha, os caminhoneiros não deram prazo de encerramento das paralisações, mas estima-se que se estenda na próxima semana.

Ainda segundo o SindipetroRS, a cidade da Serra Gaúcha que tem protocolado mais pedidos para abastecimento é Caxias do Sul, seguido de Carlos Barbosa e Garibaldi. A instituição também informou que até o momento nenhum posto de combustíveis da Capital do Vinho havia solicitado auxílio.
Por fim, o SindipetroRS relatou que novas estratégias serão adotadas visando o fornecimento de combustíveis para veículos públicos e prioritários das áreas de saúde e segurança. Brigada Militar, Comando Regional e Forças Federais devem auxiliar nas escoltas.

Dia da liberdade, sem impostos

A 14ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI) no Rio Grande do Sul, que seria realizada em 5 de junho, será adiada. A decisão foi tomada na terça-feira, 29, pelo Instituto Liberdade, em parceria com o Sulpetro, Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Fecomércio-RS, devido à paralisação dos caminhoneiros.
Neste dia, a gasolina seria vendida a R$ 2,50 em alguns postos do estado, além de outras ações a serem realizadas para mostrar a alta carga tributária brasileira. A nova data da campanha ainda não foi definida e será divulgada posterior as mobilizações.