Depois de horas de negociação, com mediação da Brigada Militar, manifestantes e proprietários do posto de combustível no bairro Cidade Alta, em Bento Gonçalves, chegaram a um acordo e liberando a comercialização do combustível. O posto de combustíveis já havia recebido dois caminhões-tanque entre a noite da segunda-feira, 28, e manhã de terça, 29.

Durante os dias, o estabelecimento havia definido que somente seria vendido a consumidores em geral, até a quantia de R$ 100. Após a informação de que um novo caminhão estava alimentando as bombas do posto, provocou um verdadeiro congestionamento pela região. O protesto, estimulado pelas redes sociais, foi ganhando ao longo da noite mais adeptos, chegando a receber cerca de duas mil pessoas, entre elas, apoiadores dos caminhoneiros e motoristas que desejavam abastecer seus veículos, o que acabou resultando na suspensão da venda do combustível.

A liberação da comercialização só foi possível, graças às negociações lideradas pelo comandante do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT), major Álvaro Martinelli. Segundo a autoridade policial, a previsão é de que a venda de combustível ocorra até às 4h da madrugada desta quarta-feira, 30.

Durante o dia, ficou definido que cinco mil litros do próximo caminhão de combustível que chegar ao município seriam destinados para os prestadores de serviços essenciais, como médicos, policiais civis, militares e bombeiros, enfermeiros, taxistas, motoristas de aplicativo cadastrados na Prefeitura, do serviço funerário e oficiais de justiça do Foro Local.