Números da Estado mostram que município iniciou com seis de dez indicadores em queda

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul destacou Bento Gonçalves como a cidade gaúcha que mais teve redução em homicídios em relação a janeiro de 2021 e de 2022. Esse parecer veio após apresentação de dados de índices criminais dos municípios na sexta-feira, 11 de fevereiro, por meio do governador, Eduardo Leite, e do vice e titular da pasta, Ranolfo Vieira Júnior.

O parecer do governo do Estado destaca que a Capital do Vinho teve um recuo de menos seis vítimas de homicídio no primeiro mês deste ano, em relação ao começo de 2021, caindo de sete vitimados para um. Esse dado já havia sido revelado anteriormente pelo 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3ºBPAT) de Bento. Entretanto, números completos da SSP revelam outros indicadores em queda.

Crimes que reduziram

Ao analisar os quantitativos do Estado, é possível identificar que de 10 índices criminais de Bento Gonçalves, seis deles apresentam uma redução. O primeiro citado e destacado pelo governo é homicídio e as vítimas decorrentes desse delito. Além desse, os furtos passaram de 56, em janeiro de 2021, para 55 neste começo de ano. Porém, o destaque fica pela comparação com o último mês de dezembro onde foram registrados 82 crimes dessa categoria, redução de 32,92%.

O estelionato, que vitimou muitos bento-gonçalvenses no último ano, também iniciou em queda no período atual. No primeiro mês de 2021 houve 95 casos, enquanto mês passado foram 79, sendo 16,84% menos frequente.

Delitos relacionados a armas, que decaiu de 12 para seis, e o tráfico de entorpecentes, que foi de 18 para seis, fecham a lista dos indicadores em queda. Ambos com reduções pela metade, sendo, respectivamente, 50,00% e 66,66%.

Delitos que subiram ou se mantiveram

Enquanto a maioria dos crimes apresentou um arrefecimento, dois dos indicadores mostraram aumento, ao mesmo tempo em que outros dois se mantiveram no mesmo número. As elevações vieram de registros como a de posse de entorpecentes, que subiu de 11 para 15, e furto de veículo, que foi de sete para 12.

Já os que se mantiverem com os mesmos números foram aqueles relacionados a roubos, que seguiram com 13 casos nos janeiros de 2021 e 2022, e roubo a veículo, que se manteve em dois incidentes.

Foto: Gustavo Mansur