Termina nesta sexta-feira, 8 de maio, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A etapa pretende vacinar mais de 15 milhões do público-alvo, que tem como foco, povos indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado na quarta-feira, 6 de maio, apenas 36% do público-alvo havia sido alcançado. A meta é vacinar 90%. Em Bento Gonçalves, segundo o setor de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a expectativa é de que seja atingida a meta estipulada. No entanto, o fracionamento no envio das doses, a pandemia da Covid-19 dificultou as primeiras duas etapas na cidade.

Segundo o coordenador do setor, Michael Manfredini, a primeira etapa da campanha contra a Influenza, alcançou 110% de cobertura. Já o índice de profissionais de saúde imunizados alcançou 100%. Manfredini explica que o alcance acima de 100%, ocorre devido aos dados apontados pelo Ministério serem de 2012, considerados desatualizados pela pasta setor do município.

Para esta segunda etapa, o município ainda não divulgou os dados preliminares de cobertura da imunização. No entanto, conforme Manfredini, cerca de sete mil doses haviam sido disponibilizadas, restando apenas poucas doses em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Na segunda-feira, 11, mais nove mil vacinas vão estar à disposição nas UBS de Bento Gonçalves, direcionadas às pessoas com deficiência; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; e mães no pós-parto até 45 dias.

Na segunda etapa, entre 18 de maio a 5 de junho, serão incluídos professores das escolas públicas e privadas e os adultos de 55 a 59 anos de idade.