Será assinada nesta sexta-feira, 4 de setembro, a Ordem de Serviço para o inicio dos trabalhos de mais uma etapa das obras de restauração do Museu do Imigrante. Agora serão executados os serviços de remoção de alvenarias, do reboco interno e externo degradado, tratamento do revestimento interno remanescente, remoção de pisos e azulejaria, da tubulação hidráulica, desmontagem, limpeza e imunização dos assoalhos de madeira, dos vigamentos estruturais e dos forros de madeira, além da pintura e recomposição dos acabamentos do prédio e outras intervenções restaurativas.

As obras devem iniciar já na próxima semana e nela serão investidos R$ 566.269,17, cujos recursos foram captados junto a empresas e pessoas físicas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), baseada no princípio de Renúncia Fiscal, ou seja, uma porcentagem do Imposto de Renda que iria para o Poder Público vai para um determinado setor que a sociedade decidir, e neste caso para o Museu do Imigrante.

A primeira etapa, que previa a recuperação das esquadrias de madeira (aberturas e janelas) está prestes a ser terminada. No dia 31 de julho as últimas peças foram retiradas e já se encontram em processo de restauração pela empresa responsável.

As obras que se iniciam agora serão executadas pela empresa Expressão Engenharia e Construções Ltda, vencedora do processo licitatório. Quando concluída o Museu será reaberto para visitação pública. Uma última etapa do processo de recuperação de um dos principais pontos turísticos e culturais do município será executada, já com o Museu aberto, compreendendo a instalação de um elevador panorâmico e a implantação do sistema de informatização que irá disponibilizar informações sobre acervos, pesquisas e programações do museu.