Inaugurado em 24 de janeiro de 1979, espaço serviu para ampliar negócios, formar profissionais e fomentar o turismo

O edifício-sede do Banco do Brasil (BB) em Bento Gonçalves faz aniversário hoje, 24. A entidade, que está desde 1942 em Bento Gonçalves comemora os 39 anos da inauguração do prédio que abriga, atualmente, a agência bancária. O fato é comemorado pelo ex-gerente da época da inauguração, João Carlos Bircke, que conta ao Semanário os motivos que levaram a construção da imponente obra que chama a atenção na área central da cidade, além das curiosidades e objetivos da sede administrativa do banco.

Conforme Bircke, antes da inauguração, a agência do Banco do Brasil funcionava onde atualmente está instalado o Sine. Porém, por uma decisão do então presidente da República, o bento-gonçalvense Ernesto Geisel, a Capital do Vinho receberia um novo prédio, amplo e com a possibilidade de que novos projetos fossem iniciados após a conclusão da obra. “Não esperávamos fazer um prédio desta estatura, mas, por decisão de Brasília, o projeto saiu do papel. Além da sede bancária, o local abrigaria escritórios de advocacia, para quem estivesse interessado em alugar ou comprar”, lembra.

Durante a solenidade de abertura, equipe de funcionários da agência em Bento confraternizou com representes de Brasília. Foto: Reprodução

Devido a baixa procura pelos espaços, Bircke estudou a possibilidade de trazer a Bento Gonçalves um centro de treinamento para funcionários do BB, denominado como Desed, a fim de baixar custos e possibilitar mais um espaço de instrução para a equipe. O sonho tornou-se realidade e o centro virou referência em todo o país. “Com base na estrutura que tínhamos à disposição, vinham para cá cerca de 300 funcionários, entre gerentes e agentes administrativos de todo o Brasil para receber o treinamento”. Por uma decisão da direção nacional, desde 1995, o Desed não está mais em funcionamento e o local, atualmente, está locado para órgão da Prefeitura Municipal.

Bircke, esteve a frente da implantação do Centro Desed – BB. Foto: Reprodução

Bircke lembra que ao ser apresentada a planta do projeto de construção, que homenagearia o ex-presidente Geisel, naquela época, o prédio seria considerado o mais elevado da Capital do Vinho, o que poderia vir auxiliar no desenvolvimento do turismo na cidade, tanto pela imponência, como pelo design do local. “Foi uma forma de homenagear o general Geisel em sua terra natal e estimular a visitação à cidade e por termos uma estrutura invejável, a movimentação no local era muito grande”, aponta. O ex-gerente, lembra que por possuírem o centro de formação, funcionários de todo o país vinham a Bento e, ao mesmo tempo em que recebiam a capacitação, nas horas vagas podiam conhecer os pontos turísticos da cidade. “Os colegas vinham para cá e traziam as suas famílias, para conhecerem mais o município”, lembra. “Com isso, o turismo começou a ser estimulado aqui, afinal, acabavam as capacitações e os funcionários podiam aproveitar, comprar produtos coloniais e visitar locais que contavam a história da colonização”, explica.

Importância para a cidade

Questionado sobre a atuação do banco na cidade, Bircke afirma que a agência desenvolveu um trabalho que auxiliou os produtores de uva a investirem mais em suas propriedades e, consequentemente, dar os primeiros passos para que o município se tornasse referência no cultivo da fruta e na produção de vinhos. “Desenvolvemos um trabalho com muita sabedoria, respeitando aqui, em nossa região, o que mais se produz: a uva e o vinho. E isso foi muito bom para todos, afinal, foram potencializadas diversas atividades paralelas”, enfatiza.

Foto: Ranieri Moriggi

Conforme o atual gerente do banco, Rodrigo Siviero, atualmente, 70% dos clientes são oriundos do agronegócio. “Mesmo passado muitos anos desde a sua chegada à Bento, continuamos trabalhando muito forte no oferecimento de possibilidades aos produtores rurais daqui e de toda a região”, afirma.