Os traços e a criatividade de artistas e desenhistas ao expressar pensamentos e opiniões encantam e fascinam os contempladores de artes. O desenhista, além da técnica, precisa ter o “dom” para desenhar, ou seja, entender os sentidos de perspectiva, ângulo, profundidade, luz e sombra na hora de produzir os seus trabalhos.

Em comemoração ao dia 15 de abril, Dia Mundial do Desenhista, a Secretaria Municipal de Cultura promove a primeira edição do Ilustra’s Stock, na Fundação Casa das Artes. Com uma programação voltada aos artistas, o evento tem por objetivo divulgar e fomentar este setor artístico em Bento Gonçalves e região e, desta forma, promover os artistas locais que tem como paixão o desenho.

A atividade ocorre no dia 13 dTe abril, iniciando com a palestra “Do Hobby a Profissão”, que será ministrada por Ítalo Ávila e Douglas Garcia Dias, a partir das 9h30. No local haverá comercialização dos trabalhos dos artistas a acompanhamento do processo dos mesmos. Já à noite, a partir das 19h30, será realizado um bate-papo com o escritor e ilustrador porto-alegrense Alexandre Carvalho.
Para participar do evento, basta entrar em contato com a Secretaria de Cultura, pelo telefone (54) 3452-5211 com Cristian.

Origem da Data
O Dia Mundial do Desenhista foi criado em homenagem ao aniversário de um dos mais importantes desenhistas de todos os tempos: Leonardo da Vinci, que nasceu dia 15 de abril de 1452, na cidade de Vinci, na Itália.
A data foi instituída pela primeira vez como comemorativa em 2011, através de uma iniciativa da Associação Internacional de Artes (IAA), considerada a maior organização não-governamental de artes visuais, criada em 1954 pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Programação:

Dia 13/04/2017
Manhã
09:30 às 10:30 hrs – palestra “do hobby à profissão”
Palestrantes: Ítalo Ávila e Douglas Garcia Dias
09:30 às 11:30 hrs – comercialização dos produtos dos artistas e acompanhamento do processo de trabalho dos mesmos

Tarde
14:30 às 15:30 hrs – palestra “do hobby à profissão”
Palestrantes: Ítalo Ávila e Douglas Garcia Dias
14:30 às 16:30 hrs – comercialização dos produtos dos artistas e acompanhamento do processo de trabalho dos mesmos.

Noite
19:30 às 21:30 hrs – “bate-papo” com o escritor e ilustrador porto-alegrense Alexandre Carvalho, junto dos artistas bento gonçalvenses Ernani Cousandier e Douglas Garcia Dias.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.