De acordo com o poder público, vacinação é um dos principais fatores de prevenção da doença

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica divulgou nesta quinta-feira, 12 de maio, o Boletim Epidemiológico sobre a situação da circulação dos Vírus Influenza e outros vírus respiratórios em Bento Gonçalves.

A principal estratégia adotada pelo Ministério da Saúde para o monitoramento dos vírus Influenza tem sido a vigilância dos doentes com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). O objetivo é o de monitorar a circulação dos vírus Influenza e outros vírus respiratórios reduzindo a morbimortalidade, através da recomendação de medidas preventivas e da assistência adequadas aos indivíduos doentes.

Como estratégia de monitoramento de casos a vigilância epidemiológica de Bento Gonçalves realiza além das notificações de SRAG no SIVEP-Gripe a busca de casos através de laboratórios e farmácias que realizam testes para detecção de vírus Influenza.

As informações apresentadas no boletim são referentes ao período que compreende as Semanas Epidemiológicas (SE) 01 a 18 de 2022. Neste período foram notificados 72 casos de infecções causadas pelos vírus respiratórios, correspondendo a 32 (44,4%) para Influenza A não subtipado, 01 (1,4%) por Influenza A H3N2, e 01 (1,4%) por Influenza B.

Os casos de infecção por Influenza estão ocorrendo na faixa etária maiores de 70 anos (25%) e de 1 a 4 anos (21,9%). Quanto ao sexo observa-se uma prevalência no sexo masculino (53,1%).

Neste ano, maio está sendo o mês de maior concentração de casos (81,2%) atendendo ao início da sazonalidade da doença. Ocorreram 12 casos de SRAG com classificação final para vírus Influenza, destes, 66,6% em idosos (60 anos ou mais).

Dos casos notificados identificou-se o predomínio de circulação pelo vírus Influenza A (45,9%) e apenas 1 caso foi subtipado pelo LACEN com resultado para Influenza A H3N2.

 Até o momento nenhum óbito ocorreu em função da infecção por estes vírus.

Perfil de casos de SRAG e SG por outros vírus respiratórios

O segundo vírus de maior identificação é o vírus sincicial respiratório (é um vírus que afeta a respiração de bebês e crianças). Os casos ocorreram em menores de 1 ano (73,7%) e na faixa etária de 1 a 4 anos (21,05%). Quanto ao sexo 63,2% ocorreram no sexo masculino. O mês de maior concentração de casos foi abril com 57,9%.

Ocorreram 29 internações em decorrência de infecção pelo vírus sendo que 75,9% eram em menores de 1 ano, atendendo também as definições de predomínio da infecção neste grupo. Nenhum óbito decorreu em sequencia do vírus.

Cobertura vacinal contra Influenza

A vacina contra Influenza é disponibilizada para grupos prioritários pelo Ministério da Saúde através da Campanha Nacional de Vacinação Anual. Disponível nas Unidades de Saúde para os grupos prioritários. 

Até a presente data no Município a cobertura vacinal em idosos é de 57% e de crianças até 5 anos incompletos é de 24%.

Prevenção e Tratamento

Como todos os vírus respiratórios são transmitidos por gotículas orienta-se a comunidade e os serviços de saúde a atender as medidas de etiqueta respiratória e lavagem de mãos isolando sintomáticos respiratórios de outros pacientes.

Em conjunto a estas, a vacinação dos grupos prioritários para os vírus Influenza conforme preconiza o Ministério da Saúde colabora para a prevenção da doença. Também se recomenda o uso de máscaras para sintomáticos respiratórios e evitar aglomerações.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura