Secretaria vem alertando sobre focos do mosquito Aedes aegypti em diversos bairros do município

Nesta quinta-feira, 12 de maio, a Secretaria da Saúde (SMS) de Bento Gonçalves confirmou o primeiro caso autóctone de Zika, ou seja, que foi contraído na cidade. O paciente em questão é do sexo masculino e não está hospitalizado. Pelo menos outros 47 possíveis casos seguem em análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen).

A SMS vem alertando sobre focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a Zika e outras doenças, como a dengue, em diversos bairros da cidade. De acordo com informações da prefeitura, os principais locais onde a infestação vem ocorrendo de forma mais intensa são: Vila Nova, Barracão, Eucaliptos, Cohab, Progresso, Humaitá, Licorsul, Cruzeiro, Industrial e Salgado.

Agentes da área da saúde costumam realizar visitas semanais a residências de bairros de Bento para educar as pessoas a cerca de como evitar uma proliferação ou foco do mosquito. O maior vilão desses casos é a água parada, seja ela em vasos, pneus, garrafas, ou quaisquer outros meios. É justamente na água, em uma fina camada na superfície, que o inseto consegue pôr seus ovos e manter.

Sobre a Zika

A doença ocasionada pelo Zika vírus é comumente transmitida para os humanos através do mosquito Aedes e em muitos casos não desenvolve sintomas. Entretanto, algumas situações com o vírus podem levar a paralisia. Quando o vírus infecta gestantes, por exemplo, há riscos de causar defeitos congênitos subsequentes.

Quando um paciente apresenta sintomas, normalmente eles são leves e duram menos de uma semana. Entre eles, a pessoa pode apresentar febre, irritação na pele, dor nas articulações e olhos vermelhos. Assim como a dengue, não há vacina ou tratamento específico.