A Secretaria da Saúde, através dos agentes de endemias, realizam diariamente diversas visitas a imóveis, praças, cemitérios e empresas, com o intuito de averiguar as condições sanitárias do local. As ações são contínuas, com mais de mil visitas semanais. A importância da ação das equipes reflete também na prevenção do mosquito Aedes aegypti. Somente neste ano já foram detectados em torno de 45 focos do mosquito. O número é considerado elevado, já que em todo o ano de 2021 os agentes encontraram 76 focos.

O agente de endemias, Pablo das Neves da Silva, comentou sobre o trabalho no combate ao mosquito.

“Nós executamos o serviço de eliminação de foco e coleta de mosquito nos pontos estratégicos da cidade, e nos cemitérios também procuramos focos e possíveis situações de água acumulada. Esse trabalho é muito importante, e pedimos para que a população tome o devido cuidado. Nós já encontramos focos de Aedes em garrafa pet cortada com pouca água, portanto sabemos do quão importante são essas ações”.

A médica veterinária da Vigilância Ambiental, Analiz Zattera, comentou sobre o trabalho que tem sido realizado pelos agentes.

“O trabalho dos agentes de endemias é importante na medida que as visitas que realizam são de orientação e verificação de possíveis focos nas residências. Ainda existem muitas pessoas que não têm verificado as medidas básicas para evitar a proliferação de mosquitos, principalmente da espécie Aedes aegypti que podem causar doenças como dengue, Zika e Chikungunya”.

Analiz alerta ainda sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.

“Voltamos a insistir que depósito de coleta de água de chuva são quase sempre focos de mosquitos e temos verificado isso de forma real durante as visitas dos agentes. É preciso ter muito cuidado com esses depósitos ou eliminá-los. Os ralos também devem ser tampados com plásticos e as lajes de casas devem ter caimento para que não fique água empoçada”.

A médica veterinária acrescenta ainda que “também é imprescindível que quando os moradores encontrem larvas de mosquitos a em casa, eliminem de forma imediata, virando os depósitos para que as larvas Caiam no chão e morram”.

Locais como terrenos baldios sujos ou depósitos de lixo em vias públicas devem ser denunciados pelo 0800-9796-866.

Sobre o mosquito

O Aedes aegypti tem em média, menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Com hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, o inseto (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano.

A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados.

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta (maior que 38.5°C) de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias
  • Dores musculares intensas
  • Dor ao movimentar os olhos
  • Mal-estar
  • Falta de apetite
  • Dor de cabeça
  • Manchas vermelhas no corpo
  • Ao apresentar os sintomas, é muito importante procurar a Unidade de saúde mais próxima, para diagnóstico e tratamento adequados.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura 

Foto: Rodrigo De Marco