Uma equipe de 32 dentistas, 25 auxiliares e diversos programas com foco na prevenção fazem com que Bento Gonçalves seja destaque no setor odontológico. O trabalho desenvolvido rendeu ao município o prêmio “Brasil Sorridente”. Entre os municípios de 50 mil e 300 mil habitantes, a Capital do Vinho classificou-se em 9º lugar.

Atualmente, o setor de odontologia realiza os programas “Dentinho Sadio”, “Sorriso Legal” e “Cuidado com a sua Boca”, que já foram premiados nacionalmente diversas vezes neste ano. Além do serviço oferecido em 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), uma equipe também atua nas escolas, realizando escovação com flúor, que é supervisionada, além de palestras para os pais e alunos e levantamento epidemiológico. O setor ainda conta com a Unidade Móvel, Serviço de Assistência Domiciliar, Bloco Cirúrgico e Radiologia. O número atingido é de, aproximadamente, 13 mil atendimentos por mês (média de 2013).

“Não é exagero dizer que Bento é uma referência nacional, pois se compararmos com outras realidades, temos aqui um atendimento excelente. São poucos municípios que têm esse atendimento. É um trabalho que vem sendo desenvolvido há tempo, sempre focado na prevenção, e estamos muito bem servidos aqui”, destaca Marco Antônio Ebert, coordenador dos serviços médicos da Secretaria de Saúde (SMS).

“Através de serviços prestados por terceirizados possuímos também cobertura para pacientes portadores de necessidades especiais e em ambiente hospitalar. Começamos a contemplar a prevenção desde antes do nascimento do bebê, com o pré-natal odontológico, e acompanhamos sua evolução cronológica na área da saúde bucal”, explica Fernando Pinto de Souza, coordenador do setor de saúde bucal. “Estamos iniciando um serviço de ortodontia preventiva para prevenção e eventual correção de pequenos problemas relacionados a essa especialidade”, complementa.


Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 27 de setembro.