Prefeitura deseja desenvolver ainda mais o potencial turístico. Para isso, ações já estão sendo planejadas. Maior valorização da agricultura é uma das prioridades

Embora pequeno, com 1.726 habitantes, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2020, o município de Santa Tereza é grande em belezas e atrativos naturais. É por conta desse potencial que o poder público municipal quer explorar e investir ainda mais no setor turístico.

A prefeita, Gisele Caumo, acredita que é de grande importância aliar turismo e agricultura. “São dois setores que podem e devem andar juntos. A cidade é belíssima, possui uma geografia privilegiada, podendo, desta forma, ser explorada em ambos os segmentos. O êxito é evidenciado, desde que hajam incentivos”, defende.

Prefeita, Gisele Caumo, afirma que turismo e agricultura são segmentos que podem andar juntos

Valorizar o interior e incentivar os munícipes a tornarem-se empreendedores, também é visto como algo essencial para que o setor ganhe ainda mais força. “A agroindústria é essencial para a integração do meio rural, com a economia do mercado turístico. Faz-se necessário incentivar e ser parceiro do nosso produtor, para regularizar e comercializar a chimia, o queijo, o pão e tantos outros itens produzidos com tanto amor”, salienta.

Para que essa área seja desenvolvida da forma adequada, Gisele destaca que antes de tudo é preciso criar um plano. Uma das medidas que está sendo esboçada é a contratação de empresa especializada em projetos turísticos. “É relevante que tenhamos conhecimento e exatidão alinhados quando formos planejar e desenvolver um setor”, aponta.

Além de idealizar, a gestora defende a necessidade de estruturar o município, para recepcionar adequadamente os futuros visitantes. “Assim, poderemos receber o turista com o apoio da comunidade, para que o empreendedor externo, vislumbre e aposte em Santa Tereza como um local propício para exploração econômica deste setor”, pontua.

Explorar as belezas naturais do município é um dos objetivos

Gisele destaca que o município já conta com um agente muito importante: as belezas naturais. “Santa Tereza foi agraciada por Deus. O mais difícil Ele nos concedeu gratuitamente: as grutas lindíssimas, o rio, as praças, o trem, o túnel, nossa encantadora paisagem. Temos uma infinidade de pontos a serem explorados”, salienta.

Incentivo aos agricultores

A economia do município é baseada na agricultura, já que 80% do retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), provém deste segmento. “Temos nosso comércio e a indústria, mas o que nos solidifica é a agricultura. Por isso, a importância da valorização constante desse setor”, reforça.

Ciente da relevância em manter os jovens no campo, a prefeita afirma que é preciso desenvolver e propiciar atrativos. “Não podemos deixar mais as pessoas irem embora de Santa Tereza por falta de oportunidades. É preciso aguçar a permanência do jovem em nosso âmbito”, ressalta.

Dentro desse objetivo a administração está voltada em manter os munícipes felizes e realizados economicamente, permanecendo no interior. “Para isso, é imprescindível a concessão de incentivos, de fazer com que o nosso produtor sinta-se importante e sua propriedade valorizada”, salienta.

Uma das prioridades da prefeitura é o planejamento para a concessão de horas-máquina aos produtores. “O município, amparado por legislação, concede um número de horas-máquina estabelecido pela gestão, para fins de que o produtor possa aperfeiçoar a produção”, explica.

A prefeita menciona ainda que potencializou o estímulo para o programa de construção de aviários e pocilgas, através da sanção da Lei Municipal 1.658/2021. “Atrevo-me a destacar que estamos entre um dos municípios da região que possui um dos incentivos mais atrativos para a edificação de aviários e pocilgas”, revela.

Gisele se emociona ao falar sobre a importância do setor agrícola: “Resido na sede do município, mas o carinho que tenho pelo interior Santaterezense é inenarrável. Fragmento meu coração com nossa linda sede e nosso estimado interior”, sublinha a prefeita.

Rota Pão e Vinho

O roteiro que integra algumas cidades da Serra Gaúcha e do Vale do Taquari está em pauta. No começo deste mês, Gisele participou de uma reunião para a retomada da Rota do Pão e Vinho, com a ligação asfáltica entre ambos.

A prefeita conta que o projeto provavelmente será empreendido em etapas, salientando que batalhará para que o início da obra seja alicerçado por Santa Tereza. “Agora é um momento de união entre os municípios. Precisamos alinhar ações para pleitear forças junto as esferas Estadual e Federal”, afirma.

Ela também salienta que, durante o primeiro encontro, destacou aos demais participantes, a importância de que esse projeto realmente seja concretizado. “Queremos que essa sonhada rota tenha o início concretizado. O projeto necessita sair do papel e tornar-se real. Será uma conquista de magnitude inigualável, unindo duas regiões de extrema relevância ao estado”, conclui.