Estimativas apontam perda de 20% da produção de uva, totalizando R$ 1,5 milhão

A prefeitura de Santa Tereza publicou, na quinta-feira, 24, um decreto de emergência após os estragos provocados pela chuva de granizo que atingiu a cidade durante a noite de quarta-feira, 23. O documento, assinado pela prefeita Gisele Caumo, visa buscar recursos nas esferas estadual e federal e, também, dar um suporte aos agricultores que possuem seguro de suas produções e precisam comprovar as perdas.

De acordo com o documento emitido, as localidades de Linha José Júlio, Dolorata, São Valentin, Bento, Cesca e Beltrame foram as mais afetadas. O levantamento foi rapidamente realizado, já que a situação determinava uma ação imediata. Conforme a prefeitura, decreto tem validade por seis meses. Cerca de 60 propriedades sofreram avarias, com estragos em residências, galpões onde ficam depositados maquinários e implementos agrícolas e lavouras. Ainda na noite da quarta-feira, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Obras, foram distribuídos aproximadamente mil metros quadrados de lona para cobertura das casas.

Em sua rede social, a prefeita Gisele lamentou o ocorrido e garantiu que as diversas ações para auxílio aos agricultores serão efetivadas nos próximos dias. “É lamentável observar o cenário, que demonstra a perda do árduo trabalho de nossa gente em questão de minutos. Mas unidos, com a força e com a fé de nosso povo, iremos juntos, superar mais este momento de dificuldades”, garante.

Para minimizar os problemas mais pontuais, desde a noite de temporal, equipes da prefeitura se mobilizaram para a realização de forças-tarefas que tiveram foco nos serviços de remoção de entulhos, limpeza de valetas e estradas, consertos na rede de água, proteção de residências que tiveram os telhados danificados.

Prejuízos na agricultura

Uma das culturas mais atingidas em Santa Tereza foi a videira, com cerca de 50 hectares danificados e uma perda estimada em 20% da produção e, em termos financeiros, que se aproxima a R$ 1,5 milhão. Na olericultura, embora a área atingida tenha sido inferior – cerca de 12 hectares – alguns agricultores perderam 100% da produção. “Por se tratar de uma cultura mais frágil, os danos foram ainda maiores. O que mais nos preocupa é que, para alguns produtores, esta é a única fonte de renda por um período aproximado de três meses”, avalia a prefeita.

Pela região

Em Bento Gonçalves, pelo menos 48 residências tiveram danificações nos telhados. Além disso, a chuva de granizo acabou afetando plantações nos distritos de Feria Lemos e São Valentin, bem como na Linha Alcântara e também no bairro São Roque, já na zona urbana da cidade.

Já em Monte Belo do Sul, a prefeitura calcula que cerca de 40 casas e 90 pessoas foram afetadas pelo temporal. Em Pinto Bandeira, a situação também é de prejuízos, principalmente na cultura de pêssego, já que o período de floração da fruta começou há pouco. No município, a comunidade de Nossa Senhora da Anunciata foi a mais afetada.

Em Cotiporã, pelo menos quatro comunidades do interior registraram granizo e diversos estragos. Na área urbana, também foram registradas pedras, porém, sem intensidade.

Um pouco mais distante, em Muçum, os estragos causados pela forte chuva de granizo, atingiram mais de 900 residências. O número corresponde a cerca de 65% da população da cidade. Desde a noite de quarta-feira, a Defesa Civil local iniciou o trabalho de suporte e entrega de lonas e agasalhos para quem foi afetado. Durante a quinta-feira, equipes se deslocaram também para o interior, que também registrou destruição, principalmente, nas plantações de frutas e hortaliças.

Matéria conjunta: Ranieri Moriggi e Mônica Rachele
Fotos: Município de Santa Tereza / Reprodução