*Gisele Dalla Costa

Todo empresário sabe que não é fácil prever o futuro do setor moveleiro, mas é possível estudar os movimentos do mercado e estar pronto para aproveitar oportunidades ou “sentir menos” os impactos negativos em momentos de instabilidade.

No Salão do Móvel de Milão 2024, ficou evidente que o design precisa ser, ao mesmo tempo, forma e função. Cada vez mais os consumidores buscam móveis com atributos integrados – especialmente funcionalidade e beleza. Essa é uma bandeira que o Sindmóveis levanta desde 1988 por meio do Prêmio Salão Design, aproximando indústrias e designers para produzir em maior escala peças com soluções inovadoras no que se refere a formas, funções, uso de matérias-primas e sustentabilidade.

Outro destaque do evento italiano é a integração entre setores diferentes ou até mesmo correlacionados. As marcas realizam parcerias para atingir públicos similares, ou seja, não andam mais sozinhas. Bons exemplos são as colaborações entre Smeg e a gigante da moda Dolce & Gabanna, além das peças produzidas na parceria entre Scavolini e Diesel. O polo moveleiro de Bento tem as principais marcas do setor, especializadas em diferentes nichos, e pode explorar ainda mais esse potencial realizando boas parcerias.

Tanto no Salão do Móvel de Milão quanto em empresas localizadas na região, chama a atenção a importância do storytelling do produto. Empresários italianos dedicam cerca de 80% do tempo ao planejamento – desde a criação dos conceitos para móveis e coleções até a produção e o marketing. É uma estratégia bastante interessante para se experimentar, pois as chances de lançar produtos com boa aceitação são maiores, além ajudar no valor da marca e fortalecer sua relação com o cliente.

Tudo isso – design, parcerias e planejamento – são oportunidades de inovação que as indústrias não apenas do polo de Bento, mas do setor moveleiro brasileiro de modo geral, podem explorar. Inovar processos, concepção de produtos e posicionamento é essencial para que nossas empresas se tornem mais competitivas e possam crescer de modo sustentável, alinhadas ao mercado global.

Dois bons pontos de partida para estreitar relacionamentos serão as feiras Movelsul Brasil e Fimma Brasil 2025. A Movelsul, realizada pelo Sindmóveis, vai ocorrer de 17 a 20 de fevereiro, com as principais marcas de mobiliário do país. A Fimma, realizada pela Movergs, acontecerá de 04 a 07 de agosto, com grandes marcas fornecedoras da cadeia moveleira. Se você é empresário ou profissional ligado ao setor moveleiro, programe-se para visitar as duas feiras!

*Presidente do Sindmóveis