O Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, promove no próximo sábado, 30, uma atividade de prevenção às hepatites virais, com a oferta do teste rápido na Unidade Móvel, das 9h às 16h, na Via Del Vino. A ação será realizada em parceria com o Rotary e terá como mote o Dia de Combate às Hepatites Virais, data lembrada em 28 de julho. O teste é gratuito, sigiloso e, para realizar, basta apresentar o Cartão SUS e um documento de identidade.

A hepatite é considerada uma doença silenciosa, em que muitos casos acabam sendo diagnosticados ao acaso. Na Serra Gaúcha a Hepatite B é endêmica, tendo maior incidência que as outras hepatites. A doença, que causa uma inflamação do fígado, pode ocorrer por vírus, uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas. A doença nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparece podem ser percebidos cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A transmissão das Hepatites Virais B e C ocorre através de relações sexuais sem preservativo, de mãe para filho durante a gestação ou o parto, através do compartilhamento de material de higiene pessoal que possa ter sangue como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam, durante a realização de tatuagem e colocação de piercings, por transfusão de sangue contaminado (antes de 1992) e uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos).

A cirrose hepática é a principal indicação de transplante de fígado (70 – 90% desses transplantados). Cerca de 20 a 50% dos casos de cirrose são conseqüência das Hepatites B e C, sendo que a Hepatite C é a primeira causa de transplante de fígado no mundo. A evolução das hepatites até a doença cirrose pode levar de 20 a 30 anos da doença.

Já a transmissão da Hepatite A é oral-fecal, através de alimentos e água contendo fezes de indivíduos infectados com a doença. A prevenção se dá através da lavagem das mãos, higienização correta dos alimentos ingeridos crus e, também, pela vacinação (crianças com 1 ano de idade – conforme calendário vacinal).

Durante o ano todo estão sendo oferecidos os Testes Rápidos para as Hepatites B e C, além de Testes Rápidos de HIV e Sífilis, no Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) e junto às Unidades Básicas de Saúde. O agendamento pode ser realizado pelo fone 3453.2578, no SAE/CTA ou diretamente nas unidades de bairro.