Utilizar sacos e sacolas plásticas é algo normal e aparentemente inofensivo. Porém, este é o resíduo que mais causa impacto e degradação ao meio ambiente. Pensando nisso, o Sesc/BG e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizaram a entrega de cerca de 50 sacolas retornáveis aos consumidores da feira ecológica, na terça-feira, 12.

As peças foram confeccionadas com a reutilização de materiais (tecidos, banners, etc) pelo grupo da terceira idade Maturidade Ativa.

A ação consistiu em fazer uma proposta aos usuários para trocarem a sacola plástica convencional pela de pano, que servirá de reaproveitamento para as demais compras.

Sacolas Plásticas
O plástico é um material altamente resistente, e por isso as sacolas plásticas podem durar até 400 anos na natureza. Elas são os principais causadores de entupimentos nas passagens de água nos bueiros e córregos, contribuindo muito para a retenção de lixo e para as inundações em períodos chuvosos.

As sacolas plásticas também são responsáveis pela poluição dos mares e rios, se tornando altamente prejudiciais à vida dos animais. Estima-se que cerca de 100 mil pássaros e mamíferos morram, por ano, devido à ingestão de sacolas plásticas.

E mais, a decomposição desse plástico polui o meio ambiente, através da liberação do gás carbônico, um dos grandes causadores do efeito estufa.