Na falta de uma tarefa mais interessante (para não dizer ‘sob os efeitos da pandemia…’), fui ler o pacote do ‘veneno’ que acabava de comprar para ingerir. Na embalagem, a chamada principal dizia: batata lisa rústica. Mais abaixo: batata frita lisa original. Não sei se era ócio puro, mas achei que eram tantos adjetivos colocados para dar muita ênfase e não deixar qualquer dúvida sobre o que estava por vir. Abri o pacote, e lá estavam eles. Chips de batata inglesa frita. Irregulares. Normais.
Era isso. Só isso. Simples assim. Tudo o que eu esperava. Mas talvez aquilo não fosse para mim.
Entrei em um limbo de pensamentos, como sempre, peguei meu celular para anotar aquele devaneio. No momento em que vos escrevo, busquei no dicionário os significados, para ver se eu estava certa ou se só estava ficando estressada. Descobri que estava certa e estressada.

Rústica. Adjetivo*
Campestre; relacionado com o campo, com a zona rural; próprio do modo de vida da pessoa campestre.
[Pejorativo] Que se comporta grosseira e indelicadamente: sujeito rústico.
[Pejorativo] Inculto; desprovido de cultura e erudição. Tosco; desprovido de ornamentações e acabamentos; que é simples. Diz-se que se desenvolve sem cultivo ou cuidados específicos.
Rústico é sinônimo de: rural, ignorante, inculto, rude, tosco, simples, grosseiro, campestre, camponês.

Original. Adjetivo*
Relativo à origem; que remonta ao ponto de partida; primitivo. Que parece produzir-se pela primeira vez; não copiado, não imitado. De caráter próprio, cunho novo e pessoal; que não segue modelo. Fora do comum; extraordinário, singular: ideia original. Que não segue a maioria, o normal, comum, padronizado: pessoa original.

Batatas inglesas, tubérculos vitaminados, criados por Deus, de formatos e tamanhos diferentes, precisam ser chamados de rústicos e originais, para serem aceitos, na simplicidade do seu ser, pela sociedade? Ah é, naturalidade virou nicho de mercado, havia esquecido. Batatas de fast food ‘são descascadas e fatiadas por máquinas, que cortam todas do mesmo tamanho. São “branqueadas” e passam por um banho de molhos e são pré-fritas, com óleos de canola, de soja e de soja hidrogenado. Depois, são temperadas e recebem um jato de açúcar para garantir que fiquem crocantes. As batatas são congeladas com conservantes e…’.

Extra, extra! Cabelos nunca pintados, sem intervenções cirúrgicas, sem apliques ou próteses, curta e grossa, no make, no filter, no money. Rústica, lisa e original!

*fonte: dicio.com.br