As ocorrências de roubo a estabelecimento comercial tiveram redução de 70,59% nos três primeiros meses do ano, conforme levantamento apresentado pelo 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º Bpat) da Brigada Militar. Além disso, outros dois indicativos também apresentaram queda no primeiro trimestre de 2020.

De acordo com a BM, dos indicadores analisados, crimes contra a vida tiveram redução de 14,29%, quando seis homicídios foram registrados nos primeiros três meses. No mesmo período do ano passado, sete pessoas morreram em Bento Gonçalves. As taxas de furto de veículo também apresentaram diminuição de 48,28%, quando 15 ocorrências foram registradas no período.

Conforme o comando da BM, os resultados são fruto das diversas operações realizadas na cidade, através de planejamento técnico e com o uso de ferramentas de inteligência.

No levantamento divulgado, 3068 pessoas e 1037 veículos foram abordados. Desta ação, 127 indivíduos foram presos por diversos crimes, entre eles, tráfico de drogas (11), porte ilegal de arma de fogo (4), roubos (7), além da captura de 17 pessoas que estavam com mandados de prisão em aberto ou foragidos do sistema prisional. Integram o número de prisões, termos circunstanciados e crimes considerados pela Justiça de menor gravidade.

Durante os três primeiros meses do ano, a Brigada Militar retirou de circulação seis armas de fogo e apreendeu 2,7 quilos de cocaína e três quilos de maconha.

Segundo a BM, o êxito nas ações também se deve à participação da população, junto aos canais de denúncias, no repasse de informações, visando controle da criminalidade e da violência na Capital do Vinho.